O plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma empresa. No entanto, nos últimos anos, o plano de negócios atingiu notoriedade como instrumento de captação de recursos financeiros junto a capitalistas de risco e investidores-anjo, principalmente no tocante às empresas com propostas inovadoras. DORNELAS, J. C. A.O empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Sobre os principais erros ao elaborar o plano de negócios, assinale a alternativa correta.
Respostas
O gabarito é dado pela alternativa (5).
Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
O erro da assertiva II está em afirmar que o setor de Marketing é mais importante do que os demais destacados dentro do Plano de Negócios. Na verdade, todas as áreas do Plano de Negócios são importantes para o entendimento de todo o empreendimento.
Logicamente, o Plano de Negócios é organizado da seguinte forma: Sumário Executivo (apresentação da empresa), Descrição do Negócio, Leitura do Mercado, Plano de Marketing, Planejamento Operacional e Planejamento Financeiro.
Diante disto, fica claro que nenhuma área desse documento tem valor se as outras não estiverem no mesmo alinhamento.
Segue o restante da pergunta:
(...)
I) Para evitar os erros em um plano de negócio é necessário ter cautela, objetivos definidos e conhecimento do que se deseja fazer.
II) A parte mais importante do Plano é o setor de Marketing porque é a alma do negócio.
III) Otimismo e entusiasmo são aspectos importantes, mas é importante ter pés no chão e fazer análises que visem minimizar as chances de insucesso.
IV) Para evitar erros é necessário analisar aspectos internos e externos ao empreendimento porque permite uma visão mais globalizada.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Acredite em seu potencial!