• Matéria: ENEM
  • Autor: amandacrocia7766
  • Perguntado 6 anos atrás

01 – (CEPERJ) Durante a filosofia escolástica, destaca-se o nome de Guilherme de Ockham, por conta de seu pensamento pautado por um princípio de economia. Segundo Etienne Gilson, em A filosofia na Idade Média, Ockham não se cansava de repetir que, se quisermos uma proposição que nos garanta, ao mesmo tempo, a sua verdade e a realidade que ela afirma, precisaremos de uma: * 1 ponto a) Criação artística b) Meditação Expeculativa c) Fé inegociável d) Evidência imediata

Respostas

respondido por: amanddanogueira
61

Resposta:

1- d) Evidência imediata

2- c) palavras instituídas por convenção, dotadas de significação das coisas


leoni12367: obrigado amigo vc e um amigo
SpaceJackNHE: obrigado amigo do amigo vc e um amigo do meu amigo
amanddanogueira: por nada rsrs
respondido por: larissamagrani
0

Segundo Etienne Gilson, em "A Filosofia na Idade Média", Ockham não se cansava de repetir que, se quisermos uma proposição que nos garanta, ao mesmo tempo, a sua verdade e a realidade que ela afirma, precisaremos de uma: evidência imediata.

Guilherme de Ockham, filósofo franciscano, cunhou ideias sobre fé, razão, liberdade, conhecimento e etc. Seu pensamento é inovador, porque, diferentemente de São Tomás de Aquino, dominicano, Ockham distinguia razão de fé e não acreditava que havia uma relação entre os conceitos. Para ele, a teologia deveria se basear, apenas, na , pois a razão não consegue explicar o que é subjetivo.

Segundo o autor, o indivíduo é único e tudo o que é conhecido por ele o é de modo individual e particular. Logo, não existe universalidade no conhecimento experiencial nem possibilidade de conhecimento metafísico neste campo. Conhecer é sentir. Nisso consiste a Navalha de Ockham, teoria pela qual o filósofo "corta" tudo o que não for simples ao conhecimento humano e que não for adquirido na sua realidade prática.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/23693833

Anexos:
Perguntas similares