• Matéria: Geografia
  • Autor: dedeluis12345678
  • Perguntado 6 anos atrás

— A implantação do Projeto Grande Carajás, foi iniciada pela Companhia Vale do Rio Doce, em 1980 no leste do Pará. É correto afirmar que a maior parte da produção é destinada à exportação, por isso, se desenvolveu na região uma grande infraestrutura? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: brendacristina40
300

Resposta:

Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infra-estrutura, que incluiu a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizado no Porto do Itaqui, em São Luís.

De Carajás até o Porto do Itaqui, em São Luís foi construída uma ferrovia para facilitar o escoamento dessas riquezas minerais, que são em sua grande maioria exportadas. Essa área exporta atualmente mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, principalmente para a Ásia , além de quantidades bem menores de manganês e cobre.

Espero ter ajudado!


laviniacassani: Mt obg❤
kellycris2216: muito obg
Anjim33: boa
Anônimo: salvou
Anônimo: (o°u°o)
Anônimo: (o°o)
respondido por: brendaisis
438

A implantação do Projeto Grande Carajás relaciona a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizados na região de São Luís.

Carajás foi construída com importante foco no mercado internacional, por isso, grande parte da produção é de fato voltada para a exportação. O Brasil, diante de tais atividades exploratórias, se tornou  uma verdadeira referência mundial no mercado de extração e exportação de minérios.


Anônimo: 63
gamesjeann: MAS E CORRETO OU NAO ?
gamesjeann: O PRINCIPAL NAO FALAM
Perguntas similares