1) Do que é constituído o Ar Atmosférico?
2) Qual é a importância do Oxigênio e quem o utiliza na natureza?
3) Qual é o gás mais abundante na natureza?
4) Quantos e quais são os gases nobres existentes?
5) Qual é a importância do Gás Carbônico e quem necessita dele?
6) Qual a diferença que existe entre calor e temperatura?
7) Quantas e quais são as maneiras de propagação de calor de um corpo para outro?
8) Quando que ocorre equilíbrio térmico entre duas substâncias
9) Defina:
a) Calor Latente:
b) Calor Específico:
10) Quantas e quais são os tipos de Dilatação Térmica que existem?
Respostas
Resposta:
1)O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. ... No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.
2)Além de proporcionar a ciclagem do oxigênio no meio, o ciclo do oxigênio é importante porque garante a: Realização da respiração celular, processo por meio do qual muitos seres vivos produzem energia. Realização da combustão. Realização do processo de decomposição da matéria orgânica.
3) O elemento químico mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Ele compõe 49,78% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 23% em massa da atmosfera, 46% da litosfera e mais de 85% da hidrosfera.
4)Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A. ... Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
5)O gás carbÔnico é indispensável para a vida dos vegetais, pois através dele ocorre a formação de substâncias que alimentam as plantas e lhes dão vida energia.
6)CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. A distinção fica mais clara pelo seguinte exemplo. ... Portanto, a quantidade de calor depende da massa do material, a temperatura não.
7)Importante salientar que calor é a troca de energia e sua transferência pode ocorrer de três maneiras: Condução térmica: aumento da energia cinética; Convecção térmica: criação de correntes de convecção; Irradiação térmica: por meio de ondas eletromagnéticas.
8)O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada. Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico.
9)a)Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.
b)Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é. Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/
10)Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões;