"O número atômico indica a carga positiva do núcleo de um elemento, estando diretamente relacionado com a sua natureza. Ainda, o átomo pode ser dito neutro quando possuir um número de elétrons equivalente ao seu número atômico. Estes elétrons estão dispostos na eletrosfera em diferentes níveis e subníveis energéticos." (BIGATÃO, D.M.M.M. Química Geral e Inorgânica. Unidade I, Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.) Considerando as características dos átomos, bem como os conceitos de distribuição eletrônica, ligações químicas, solubilidade e funções inorgânicas, avalie como falso ou verdadeiro as seguintes afirmativas. Justifique sua resposta para todas as afirmativas. I – Ao realizar a distribuição eletrônica do átomo de sódio (Na) no estado fundamental é possível verificar que ele contém apenas 1 elétron na camada de valência. II – Por meio da distribuição eletrônica de um cátion de cloro (Cl+1), verifica-se que há 7 elétrons na camada de valência. III – É possível combinar os elementos Na e Cl formando o composto cloreto de sódio (NaCl), formado por ligação covalente entre os íons Na+ e Cl-. No contexto das funções inorgânicas, o NaCl é um sal. IV - Ao trabalhar com sais, frequentemente devemos estar atentos à sua solubilidade, a qual pode variar consideravelmente com a temperatura. Considerando a curva de solubilidade (para um sal hipotético) a seguir, podemos obter uma solução supersaturada adicionando 200 g de soluto a 100 ml de solvente a temperatura ambiente, aquecendo a solução até aproximadamente 90°C e, por fim, resfriando lentamente a solução em repouso até a temperatura inicial. V - Devido ao grande número de compostos inorgânicos, é conveniente dividi-los em quatro grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. No contexto das funções inorgânicas de Arrhenius, todos os seguintes compostos são óxidos: H2O2, Na2O, ZnO.
Respostas
Resposta:
I – Ao realizar a distribuição eletrônica do átomo de sódio (Na) no estado fundamental é possível verificar que ele contém apenas 1 elétron na camada de valência.
Verdadeira. ₁₁Na: 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹
II – Por meio da distribuição eletrônica de um cátion de cloro (Cl+1), verifica-se que há 7 elétrons na camada de valência.
Verdadeira. ₁₇Cℓ: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵
III – É possível combinar os elementos Na e Cl formando o composto cloreto de sódio (NaCl), formado por ligação covalente entre os íons Na+ e Cl-.
Falsa. A ligação é iônica;
No contexto das funções inorgânicas, o NaCl é um sal.
Verdadeira
IV - Ao trabalhar com sais, frequentemente devemos estar atentos à sua solubilidade, a qual pode variar consideravelmente com a temperatura. Considerando a curva de solubilidade (para um sal hipotético) a seguir, podemos obter uma solução supersaturada adicionando 200 g de soluto a 100 ml de solvente a temperatura ambiente, aquecendo a solução até aproximadamente 90°C e, por fim, resfriando lentamente a solução em repouso até a temperatura inicial.
V - Devido ao grande número de compostos inorgânicos, é conveniente dividi-los em quatro grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. No contexto das funções inorgânicas de Arrhenius, todos os seguintes compostos são óxidos: H₂O₂, Na₂O, ZnO.
Falsa. A função óxido não se baseia na Teoria de Arrhenius (Teoria da Dissociação Iônica).
Obs:
Óxidos são compostos binários em que um dos elementos é o oxigênio
Explicação: