• Matéria: Português
  • Autor: perolaverena
  • Perguntado 6 anos atrás

. Narrar 2. Argumentar 3. Expor 4. Descrever 5. Prescrever ( ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo. ( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. ( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto. ( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade. ( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão. (A)5,3,1,4,2 (B)2,3,4,4,5 (C)5,3,1.2,4 (D)3,5,1,2,4 (E)4,2,3,1,5

Respostas

respondido por: oederson
9

Resposta:

A

Explicação:

respondido por: jalves26
0

A numeração correta sobre a correspondência entre as funções dos textos é:

(A) 5, 3, 1, 4, 2

Explicação:

(5. Prescrever) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.

> Esse texto se encaixa na tipologia injuntiva. Um texto injuntivo é aquele que apresenta instruções ao leitor na tentativa de orientá-lo ou persuadi-lo.

(3. Expor) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.

> Um texto expositivo é aquele que tem foco na informação.  O objetivo é explicar um determinado assunto, usando recurso como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração.

(1. Narrar) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.

> É um texto narrativo, pois conta histórias, em que estão presentes um enredo, conflito, personagens, espaço e tempo específicos.

(4. Descrever) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.

> Trata-se de um texto descritivo, que apresenta descrições físicas e psicológicas de alguém ou relação de características de uma coisa ou lugar.

(2. Argumentar) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

> Um texto assim faz parte da tipologia argumentativa, pois tem como principal função a defesa de um ponto de vista a partir de argumentos sólidos que possam sustentar uma tese.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/49572407

Anexos:
Perguntas similares