Construtivismo é uma das teorias de aprendizagem muito estudada e pesquisada no campo educacional. Jean Piaget, o teórico que pesquisou nesse viés, explica sobre como o conhecimento se constrói. Sobre o construtivismo, analise as sentenças a seguir: I- Os valores são permanentes, o conhecimento pode ser transmitido integralmente nas instituições de ensino, pois está pronto e acabado. II- A interação entre o sujeito e a realidade que o cerca geram o conhecimento. III- Os estágios de desenvolvimento são sensório-motor, pré-operatório e sensório-psicológico. IV- Piaget indicou estágios de desenvolvimentos, descrevendo o modo como o ser humano constrói seus conhecimentos, de acordo com a fase da criança e do adolescente. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças II e IV estão corretas. b) Somente a sentença I está correta. c) As sentenças I, II e IV estão corretas. d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.
O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a
habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.
Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
Resposta:
As sentenças II e IV estão corretas
Explicação: