Para que as empresas possam se manter no mercado, é necessário que fatores internos e externos determinem o seu sucesso. Infelizmente, o empresário não pode lidar com as situações que ocorrem fora de seus limites: política monetária, legislação, fenômenos naturais, etc. Mas os fatores internos podem ser controlados e corrigidos, quando necessários, e a utilização das análise financeiras pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões para os rumos da organização.
Você é especializado em finanças e foi contratado para prestar consultoria na empresa XYZ, que atua na área de desenvolvimento de sistemas de informação. Você será responsável por realizar o diagnóstico financeiro, para que, assim, a empresa possa determinar quais serão as medidas adotadas para elevar o crescimento. Antes da sua contratação, a gestão financeira era realizada por um dos sócios, formado em Informática, e que considerava as previsões baseadas em conversas com os concorrentes.
Como consultor especializado em finanças, explique de que forma a empresa poderá apresentar resultados positivos, como deverá ser sua postura na condição de consultor e quais as medidas que deverão ser adotadas para corrigir os erros da gestão anterior.
Respostas
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Infelizmente, existem gestores que não utilizam análises financeiras para a projeção de crescimento, buscam fazer comparações com os concorrentes por meio de conversas informais ou apenas consultando jornais ou revistas da área.
Deverão ser analisados os índices financeiros da empresa, a apuração dos resultados financeiros, a contratatação de um profissinal da área financeira e a criação de um conselho, para que os sócios possam analisar as propostas e decidir os rumos da organização.
Para realizar o diagnóstico, podem ser observados os índices de liquidez da empresa (corrente, seca e imediata), que avaliam a capacidade de pagamento da organização para com os fornecedores.
O giro do estoque pode ser utilizado para verificar a movimentação dos produtos antes de serem vendidos, evitando investimentos em quantidade desnecessária.
Outra análise que pode ser feita pode ser o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, a representação da lucratividade que a empresa proporciona em relação aos investimentos totais realizados. O ROI é um conceito muito utilizado na área financeira, caracterizando o lucro como uma espécie de prêmio pelo risco assumido no negócio. Sua interpretação é simples: quanto maior for esse indicador, melhor.
Explicação:
Resposta:
padrão esperado
Explicação:
Infelizmente, alguns gerentes não usam a análise financeira para prever o crescimento, mas buscam comparações com os concorrentes por meio de conversas informais ou simplesmente consultando jornais ou revistas da região. Os rácios financeiros da empresa, o cálculo dos resultados financeiros, a contratação de profissionais financeiros e a criação do conselho de administração devem ser analisados para que os sócios possam analisar as recomendações e decidir os rumos da organização. Para fazer o diagnóstico, pode-se observar os índices de liquidez da empresa (corrente, seca e imediata), que avaliam a capacidade da organização de pagar aos fornecedores. O giro do estoque pode ser usado para verificar a movimentação dos produtos antes de serem vendidos, para evitar investimentos desnecessários.
Outra análise que pode ser realizada pode ser o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI), que é a expressão da rentabilidade proporcionada pela empresa em relação ao investimento total. A taxa de retorno do investimento é um conceito amplamente utilizado na área financeira, que descreve o lucro como um prêmio aos riscos assumidos pela empresa. Sua explicação é simples: quanto maior o indicador, melhor.