Embora alguns fenômenos astronômicos conceituados como matéria escura e energia escura sejam objetos de muita pesquisa pela comunidade científica e necessitem de muitos esclarecimentos, e mesmo que ainda sejam hipotéticos, os cientistas, em evidências observadas, costumam diferenciá-los quanto à origem do fenômeno( sua natureza) e os efeitos que produzem.
a) Como são definidos os conceitos de matéria escura e energia escura?
b) Segundo os cientistas, quais seriam as principais diferenças causadas pelos efeitos que es-
ses fenômenos provocam no Universo em expansão?
Respostas
Explicação:
a) Matéria escura: é algo que gera mais gravidade (acelerando as estrelas da periferia das galáxias, por exemplo).
Energia escura: é algo que parece agir contra a gravidade, acelerando a expansão do universo.
b) Uma das diferenças é a de que matéria escura ajuda a retardar a expansão do universo, ao contrário da energia escura, que acelera-a.
Outra diferença importante é que a matéria escura apresenta flutuações em sua densidade que crescem com o tempo, com áreas mais densas adquirindo cada vez mais matéria devido a sua atração gravitacional. Já que a energia escura parece seguir uma distribuição uniforme, com a mesma densidade do espaço
Matéria escura é a matéria que não interage de forma alguma com a luz, sendo detectável apenas pela sua força gravitacional. Estima-se que 25% da matéria do universo seja matéria escura.
Já energia escura seria uma força oposta à matéria escura, que corresponde a energia do próprio espaço também chamada "energia do vácuo" sendo componente do próprio.
Segundo cientistas, os dois são forças opostas entre si: a matéria escura retarda a expansão do espaço enquanto a energia escura tende a acelerar. Mesmo que o universo esteja em expansão acelerada, ambos agem como contrapeso um ao outro.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/8267009