• Matéria: Português
  • Autor: mariaclararabelo54
  • Perguntado 6 anos atrás

Questão 19Morro da Babilônia

À noite, do morro

descem vozes que criam o terror

(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,

e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua

Geral).

Quando houve revolução, os soldados

espalharam no morro,

o quartel pegou fogo, eles não voltaram.

Alguns, chumbados, morreram.

O morro ficou mais encantado.

Mas as vozes do morro

não são propriamente lúgubres.

Há mesmo um cavaquinho bem afinado

que domina os ruídos da pedra e da folhagem

e desce até nós, modesto e recreativo,

como uma gentileza do morro.

(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras,

2012, p.19.)

No poema “Morro da Babilônia”, de Carlos Drummond de Andrade,


a) a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela

referência ao Morro da Babilônia.


b) o sentimento do mundo é representado pela percepção particular sobre a cidade do Rio de

Janeiro, aludida pela metáfora do Morro da Babilônia.


c) o tratamento dado ao Morro da Babilônia assemelha-se ao que é dado a uma pessoa, o que

caracteriza a figura de estilo denominada paronomásia.


d) a referência ao Morro da Babilônia produz, no percurso figurativo do poema, um oxímoro: a

relação entre terror e gentileza no espaço urbano. ​

Respostas

respondido por: mariaclara9145528
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Resposta:

Alternativa a: a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia.

Explicação:

Na metonímia, considera-se a parte pelo todo. Assim, verificamos no poema de Drummond que “as vozes do morro” refere-se às vozes das pessoas que vivem no Morro da Babilônia e, logo, às pessoas que vivem no Rio de Janeiro, uma vez que o morro em referência localiza-se nessa cidade.

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