• Matéria: História
  • Autor: nicolassouza2007
  • Perguntado 6 anos atrás

A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que: A consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador. B instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular. C propôs, a partir das ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. D provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País. E implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.

Respostas

respondido por: matheusromanopm
26

Resposta:

Letra E

Explicação:

A independência do Brasil de Portugal realizada por D. Pedro I em 1822, significou mudanças importante para o país. Mas, não mudou muita coisa no quesito social das pessoas que viviam no Brasil naquele período. A questão a do trafico de escravos que foi um dos acordos realizados com a Inglaterra para o reconhecimento, só foi proibido no ano de 1850.

Os benefícios foram apenas para a classe mais abastada, já que ganharam mais liberdade de comercializar com outros países e tiveram uma representação politica mais presente, a qual podiam interferir e tentar fazer que fossem atendidos os seus interesses.

respondido por: andredeggau
25

A independência do Brasil criou um Império, e não mudou significativamente a forma que o país organizava sua economia. Assim, a resposta certa é a Letra E.

A independência do Brasil foi declarada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822. D. Pedro era nascido em Portugal e filho de D. João VI, que ainda se sentava no trono português. Ou seja: o Brasil tornou-se independente, mas ainda tinha muitas ligações com a metrópole europeia.

De forma semelhante, a economia pouco mudou. Antes, o Brasil tinha como prioridade econômica produzir produtos agrícolas e vendê-los por toda a Europa; depois da independência, essa continuou sendo a prioridade - e é possível argumentar que, em muitos sentidos, essa é a prioridade até hoje.

Saiba mais sobre a independência do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/6127001

Anexos:
Perguntas similares