Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que nunca o vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste. Também sei das coisas por estar vivendo. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe. Assim é que os senhores sabem mais do que imaginam e estão fingindo de sonsos. LISPECTOR, Clarice.A hora da estrela. 1. ed. Rocco: Rio de Janeiro, 1998. p. 12. O narrador, Rodrigo S. M., é uma das curiosidades que se pode destacar em Clarice Lispector por trazer um narrador homem, sendo a autora uma mulher. No texto, o narrador se mostra
(A) sedutor, pois procura envolver o leitor na sua forma de apresentar a personagem. (B) filosófico, porque se apresenta questionador e reflexivo a respeito da própria narrativa. (C) enigmático, porque parece que nem ele sabe sobre o que vai narrar,uma vez que não tem experiências. (D) realista, pois apresenta uma relação direta entre saber e viver e alega que ele sabe das coisas. (E) irônico, pois apresenta uma contradição sobre não saber por não ter vivido e saber mesmo sem saber que sabe.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
é a letra B
Explicação:
respondido por:
2
Filosófico, porque se apresenta questionador e reflexivo a respeito da própria narrativa. (Alternativa B)
Por meio desse texto tem-se a relação com o filósofo Descartes, que tinha por característica questionar tudo inclusive sua própria existência.
Com base nesse questionamento tinha-se a busca da verdade que muitas vezes se dava por meio das experiências, onde partia-se em busca de descobrir o que até então era desconhecido.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás