1)Havia câmara de gás e crematório, em todos os campos de concentração? Sim ou não? O que faziam com os
mortos? Justifique:
2)Havia câmara de gás e crematório, em todos os campos de concentração? Sim ou não? O que faziam com os
mortos? Justifique:
3)Quantas fases teve a Segunda Guerra Mundial? Como ficaram conhecidas?
Respostas
Resposta:
Campos de concentração
Os campos de concentração nazistas surgiram inicialmente em 1933 para abrigar comunistas e transformaram-se em fábricas da morte para o extermínio de judeus durante a guerra.
Os campos de concentração nazistas são os locais que melhor simbolizam os horrores do Holocausto. O primeiro campo de concentração nazista foi Dachau, construído em 1933 para abrigar comunistas e social-democratas. Com o tempo, passou a ser utilizado contra deficientes físicos e mentais e, por fim, no extermínio dos judeus. Estima-se que milhões de pessoas tenham morrido em campos de concentração nazistas, e o maior campo de concentração foi Auschwitz, na Polônia.
O que são campos de concentração?
Campo de concentração designa uma construção militar cujo propósito é deter prisioneiros de guerra ou prisioneiros políticos. Ao longo da história, ocorreram diversos exemplos de campos de concentração que foram desenvolvidos como forma de segregar determinada população. O foco deste texto concentra-se na análise dos campos de concentração desenvolvidos pelos nazistas ao longo do período entre 1933 e 1945.
Os campos de concentração são caracterizados pelo rígido controle que é imposto sobre os prisioneiros a partir de um forte esquema de segurança. Nesses locais os prisioneiros são, geralmente, colocados sob condições duras, como pouca higiene, alimentação de baixa qualidade e nenhuma privacidade. São comuns também os registros de violência contra os prisioneiros.
História dos campos de concentração
A história dos campos de concentração está diretamente ligada com a Alemanha Nazista em razão da dimensão dos campos de concentração construídos na Europa entre 1933 e 1945. Houve, porém, campos de concentração em outros locais do mundo, mas sempre com o mesmo propósito: aprisionar e segregar determinada população enxergada como inimiga.
Houve campos de concentração construídos em Cuba pelos colonizadores espanhóis durante o século XIX, assim como foram construídos campos de concentração para os indígenas no território do atual Estados Unidos, durante o processo de expansão territorial desse país conhecido como “marcha para o oeste”.
Outros exemplos estão no continente africano. Os britânicos, por exemplo, construíram campos de concentração para abrigar seus inimigos na Guerra dos Bôeres. Também há o caso dos alemães, que construíram campos de concentração para abrigar hererós e nama, dois povos que habitavam a colônia alemã conhecida como Sudoeste Africano Alemão (território que atualmente corresponde à Namíbia). O caso alemão ganhou notoriedade porque ocorreu um genocídio contra os dois povos africanos citados e estima-se que 80 mil pessoas tenham morrido1.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foram construídos campos de concentração aqui no Brasil também. Esses campos foram designados para receber italianos, alemães e japoneses (povos de nações com as quais o Brasil estava em guerra). Houve a construção de campos de concentração também nos Estados Unidos para japoneses e nipo-americanos.