1) Um cabo feito de liga de cobre possui área de secção transversal, conforme valor apresentado na Figura 1. Sabendo que a resistividade da liga de cobre possui valor de acordo com a Figura 1. Determine a resistência para 10 m desse fio, em Ω. * 1 ponto Figura 1 Figura 1 a) b) c) e) 2) Um fio de cobre de comprimento L e espessura de área A possui uma resistência R. Qual será a nova resistência, comparada com a anterior, se a área do fio dobrar (2A)? * 1 ponto a) 2R b) 4R c) R/2 d) R/4
Respostas
Resposta:
1 - B
2 - C
Explicação:
: )
01)A resistência desse cabo é de 0,0172Ω.
02) Sabendo que a resistência é inversamente proporcional a Área, a resistência terá metade do seu valor inicial. Alternativa C.
É uma equação que mostra as grandezas físicas relacionadas à resistência elétrica de um condutor. É dada pela 2ª Lei de Ohm:
Onde:
- R é a resistência [Ω]
- ρ é a resistividade do material [Ω.m]
- L é o comprimento do condutor [m]
- A é a área da seção transversal do condutor [m²]
Portanto, por essa lei, pode-se ver que o valor da resistência elétrica de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal.
Além disso, ela mostra que a resistência de um condutor, através da resistividade, além de depender da forma, depende também de fatores microscópicos pois, essa grandeza, mede quanto um material se opõe à passagem de corrente elétrica por ele.
Considerando a resistividade da liga de cobre é de 1,72x 10⁻⁸ Ω.m e a secção de 10mm².
Então temos que a resistência desse fio de 10m, com 10mm² se secção transversal tem 0,0172Ω de resistência.
Já para a questão 2:
Veja mais sobre a 2ª Lei de Ohm em: brainly.com.br/tarefa/13044412
Veja também sobre a 1ª Lei em: https://brainly.com.br/tarefa/29068170