• Matéria: Biologia
  • Autor: wesleybernardo001
  • Perguntado 6 anos atrás

05) Qual o papel das glândulas anexas para o sistema digestório? Cite as e dê suas funções.​

Respostas

respondido por: marcosvinicius02051
3

resposta As glândulas anexas ao tubo digestivo produzem substâncias imprescindíveis à digestão. São elas: Glândulas salivares: encontram-se na boca e produzem a saliva, que contém enzimas que iniciam a degradação do alimento e o umedecem, facilitando a mastigação e deglutição. Fígado: é a maior glândula do corpo.

Eu não tenho certeza eu achei no google

respondido por: barrosluca97
2

As glândulas anexas ao tubo digestório participam indiretamente do processo digestivo pois produzem os sucos digestivos. Ou seja, os alimentos não passam por elas mas recebem delas as substâncias que permitem as reações químicas que vão degradar os nutrientes em moléculas mais simples prontas para serem absorvidas pelas células.

São elas:

As glândulas salivares: em número de 3 pares, situam-se na boca e produzem a saliva que contém um único tipo de enzima, a amilase salivar. Essa enzima permite a decomposição inicial do amido (um carboidrato);

O fígado: é a maior glândula do corpo e liga-se ao duodeno (porção inicial do intestino delgado) e à vesícula biliar. Produz a bile, o único suco digestivo que não contém enzimas, que é armazenada na vesícula biliar. Os sais biliares desse suco digestivo têm ação detergente, facilitando a degradação das gorduras no intestino delgado.

O pâncreas: é uma glândula de função mista (exócrina e endócrina) pois produz sucos digestivos e hormônios que controlam o teor de glicose no sangue. Também está ligada ao duodeno e suas enzimas atuam sobre o amido (amilases), gorduras (lipases) e proteínas (proteases).

As células que revestem o interior do estômago: produzem tanto o ácido clorídrico quanto as enzimas que permitem a degradação das proteínas das carnes (pepsina) e do leite (renina) e agem apenas em pH ácido (<7).

As células que revestem o duodeno: produzem enzimas que atuam em pH alcalino (>7) e agem sobre as moléculas derivadas do amido, das gorduras e das proteínas, transformando-as respectivamente em: glicose e frutose, ácidos graxos e glicerol e aminoácidos, todas prontas para o processo de absorção nas vilosidades intestinais.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares