A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é: * 1 ponto a) o antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana. b) a escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo. c) o panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina. d) o positivismo: submissão do homem aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas. e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.
Respostas
Resposta:
Alternativa e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.
Explicação:
A religiosidade medieval da Cristandade, isto é, do Ocidente cristianizado, caracterizou-se pela articulação entre a tradição dos padres evangelizadores e as discussões filosóficas do período de transição da Idade Antiga para a Idade Média. Dessa articulação nasceram os dogmas da Igreja, isto é, um conjunto de preceitos que guiaria a ortodoxia cristã. O teocentrismo (conceito cunhado na era moderna), ou a visão de mundo centrada em Deus, era reflexo desse conjunto de dogmas que, consequentemente, disseminava-se pela produção cultural e intelectual da Idade Média. Desse modo, a alternativa E está correta.