• Matéria: Biologia
  • Autor: vitormarchesani
  • Perguntado 6 anos atrás

1-Considerando a regra de Epistasia dominante, qual a proporção de pintinhos de plumagem coloridas e brancas com galo de genótipo CCii e galinha de genótipo ccII? 2-Considerando a regra de Epistasia recessiva, qual a proporção de filhotes do cruzamento de macho da cor preta (BBEE) com fêmea de cor marrom (bbEE) e fêmea de cor dourada (Bbee) 3-Considerando a interação gênica, qual a proporção de filhotes das cores verdes, amarelas, azuis e brancas dos cruzamentos abaixo: verde (AABb) com branca (aabb) e azul (AAbb) com amarelo (aaBB).


barrosluca97: Você precisa indicar quais são os genes epistáticos em cada caso. Sem essa informação não dá.

Respostas

respondido por: nilson30bkmariaLaura
1

Resposta:

Alternativa “d”. Na epistasia, um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Dessa forma, um gene inibe o outro.

Ver a questão

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. A epistasia trata-se de um caso de interação gênica, pois um gene está afetando outro.

Ver a questão

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. Se o indivíduo possui os alelos ee, pode-se concluir que se trata de um indivíduo de pelo dourado, pois os alelos em dose dupla (ee) determinam essa cor e inibem os alelos B e b.

Ver a questão

Resposta - Questão 4

Alternativa “a”. Os indivíduos pretos são Aabb e Aabb, pois bb determina a cor preta e o alelo A possibilita o desenvolvimento normal da cor.

Ver a questão

Resposta - Questão 5

Alternativa “b”. O gene que inibe outro é chamado de epistático, e aquele que é inibido por ele recebe a denominação de hipostático.

eu não sei se ta certo ok

Perguntas similares