Geneticamente, a calvície é de transmissão genética autossômica. O gene C, que determina a calvície humana, atua melhor na presença de hormônios masculinos, em particular a testosterona. No homem, esse gene comporta-se como dominante e na mulher como recessivo, tratando- se, portanto, de uma herança influenciada pelo sexo. Considerando essas informações, assinale as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas.
a.( ) Do casamento de uma mulher calva com um homem calvo cujo pai não tinha calvície, pode-se gerar descendentes não calvos do sexo feminino.
b.( ) Do casamento de uma mulher não calva, cuja mãe tinha calvície, com um homem não calvo, não se pode gerar descendentes calvos de ambos os sexos.
c.( ) A síntese testicular de testosterona ocorre em células localizadas nos túbulos seminíferos.
d.( ) A síntese adrenal de andrógenos ocorre na medula dessa glândula. Por favor expliquem .
Respostas
a.(V) Do casamento de uma mulher calva com um homem calvo cujo pai não tinha calvície, pode-se gerar descendentes não calvos do sexo feminino.
Como a calvície é recessivo para mulher, uma mulher calva apresenta os dois genes recessivos: genótipo cc.
Já um homem calvo, cujo pai não tinha calvície apresenta um gene recessivo vindo da mãe: genótipo Cc.
O casal PODE gerar descendentes não calvos do sexo feminino, com o gene dominante vindo do pai: genótipo da filha não calva Cc.
b.(F) Do casamento de uma mulher não calva, cuja mãe tinha calvície, com um homem não calvo, não se pode gerar descendentes calvos de ambos os sexos.
Mulher não calva, cuja mãe tinha calvície: apresenta genótipo Cc.
Homem não calvo pode ter genótipo CC ou Cc.
O casal pode gerar homem calvo, com genótipo Cc ou cc e também pode gerar mulher calva, com genótipo cc.
c.(F) A síntese testicular de testosterona ocorre principalmente nas PILHAS DE LEYDIG e NÃO em células localizadas nos túbulos seminíferos.
d.(F) A síntese adrenal de andrógenos NÃO ocorre na medula, mas sim na última camada do CORTEX adrenal, que é reticulada.
Espero ter ajudado!