O estudo sobre população possui grande importância, pois por meio dele é possível diagnosticar as transformações sociais e os impactos do crescimento populacional em relação à sociedade e ao planeta. Várias são as teorias que explicam o crescimento da população e suas consequências. Entre elas, uma afirma que o crescimento da população do globo ocorre de forma geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética. Essa teoria afirma que para ocorrer um equilíbrio seria necessário colocar em prática uma política de controle de natalidade. Está de acordo com os posicionamentos a teoria
Respostas
Teoria Malthusiana, desenvolvida por Thomas Robert Malthus, foi a base para a Teoria Darwinista e pensa sobre a população mundial.
Thomas Robert Malthus afirma que, no mundo, o crescimento populacional seria dado de modo acelerado (progressão geométrica) e não havia alimento para todos por conta do desenvolvimento gradual da vida humana.
Com pouco alimento, crescendo por progressão aritmética, e uma população elevada, a miséria, a fome e a pobreza seriam o destino da maior parte do povo. Com isso, Malthus cunhou o conceito de controle de natalidade, pautado no aspecto religioso.
O "controle moral" dizia que homens e mulheres pobres deveriam abster-se sexualmente e não cometer tal ato para se evitar a procriação. Com tal atitude, para o pensador, a natalidade seria limitada e os recursos naturais, preservados.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20719153