1. Copie o esquema a seguir em seu caderno e complete cada um dos quadros com uma explicação sobre os principais processos referentes à Primeira Guerra Mundial.
Um *resumo* de cada
por favor :)
Disputas imperialistas
Rivalidades
Movimentos nacionalistas
Estopim da guerra
Formação das alianças
Potências da Entente
Potências Centrais
Guerra "total"
Respostas
DI: disputas por colônias na África e na Ásia
RIVALIDADES: corrida armamentista
MN: revanchismo francês,pan-eslavismo e pangermanismo
ESTOPIM: assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando
FA: divisão de duas alianças opostas
PE: Reino Unido,França,Rússia,EUA(entrou em 1917)
PC: Alemanha,Áustria-Hungria,Império Otomano,Itália (mudou de lado no começo da guerra)
"GT": envolvimento da população,tanto no alistamento voluntário,como na expectativa positiva do conflito
:)
Para criar um "Resumo" da Primeira Guerra Mundial, devemos pegar cada quadro com tópicos indicando o ano que ocorreu os eventos, e o que acontece neles.
Disputas Imperialistas (1870-1914)
Com o crescimento industrial alemão e italiano no século XIX, as novas potências queriam entrar no mundo imperialista e conquistar suas colônias na África e Ásia.
Contudo, as nações tradicionais (Inglaterra, França) não cederam espaço para as novas potências, o que aumentará as tensões entre elas, principalmente do lado da Alemanha que estava tendo um grande desenvolvimento industrial e bélico.
Rivalidades (1870-1914)
Podemos destacar duas grandes rivalidades entre as potências emergentes e as tradicionais:
- França X Alemanha
Durante a unificação alemã, o então rei prussiano Otto von Bismarck irá disputar com a França os territórios de Alsácia e Lorena.
A Prússia (Alemanha) vai sair vencedora e se consolidará o Império Alemão com assinatura do próprio rei da França, em pleno Palácio de Versalhes.
- França X Itália
França não contente com a perda de seu território para os alemães, irá tentar conquistar mais colônias na África, invadindo a Tunísia, que era colônia italiana.
Movimentos Nacionalistas (1870-1914)
- Imperialismo: a luta por espaço no mercado imperialista atrás e novas colônias dos países europeus.
- Revanchismo Francês: após a perda dos territórios para os alemães, a França cria um sentimento de vingança.
- Questão Balcânica: a península balcânica era disputada por Rússia e Império Austro-Húngaro.
Essa disputa fará com que o Império Austro-Húngaro ganhe apoio da Alemanha e consequentemente a Rússia das potências tradicionais.
- Paz Armada: foi o acordo de "não agressão" entre as potências inimigas onde houve uma corrida armamentista pois o conflito era iminente.
Estopim da Guerra (1914)
O estopim da guerra será o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do Império Austro-Húngaro) em solo sérvio. Após esse acontecimento a Áustria vai querer perseguir o grupo responsável e a Sérvia não permitirá tal ação.
Com essa ação da Sérvia, a Áustria declara guerra a ao país sérvio, que era aliado da Rússia. Em contrapartida, a Rússia declara guerra à Áustria, que resulta na entrada alemã para defender a Áustria, e com isso ocasiona no início da Primeira Guerra Mundial.
Formação das Alianças (1882 e 1894)
A primeira aliança formada foi a Tríplice Aliança, que inicialmente era um acordo de apoio militar mútuo entre Alemanha e Império Austro-Hungaro, porém a Itália vai entrar mais tarde após ter sua colônia da Tunísia invadida pela França.
Com os movimentos das Novas Potências, as Potências Tradicionais começam a perceber que precisam fazer algo para impedir os avanços imperialistas delas. O que resulta na criação defensiva da Tríplice Entente.
Estrategicamente a França irá convidar a Rússia para participar da aliança para ter maior controle do território alemão. O que não vai adiantar, pois a Rússia era um país que não tinha soldados treinados e estava cada vez mais com conflitos internos estourando em seu país.
Potências da Entente (1894)
- Inglaterra
- França
- Rússia
- Sérvia
- Estados Unidos (apenas em 1917)
Potências Centrais (1882)
- Alemanha
- Império Austro-Húngaro
- Império Otomano
- Itália
Guerra Total
A guerra vai ser dividida em duas fases:
- Guerra de Movimento (1914-1915)
Onde vai acontecer a investida alemã em território russo e francês. A Rússia irá perder muitos soldados e irá se retirar do conflito por conta da Revolução Russa em 1917.
Quando a França recebe a investida alemã, perderá o seu território, e que como medida estratégica, os alemães irão cavar as trincheiras.
- Guerra de Posição ou de Trincheiras (1915-1917)
Vista obrigada a seguir a mesma estratégia alemã, a França irá produzir as trincheiras também. Esse é um período muito estático da guerra que só irá acabar com a entrada do Estados Unidos, que ocasionará na derrota alemã com o Armistício de Compiègne.
Saiba mais sobre "Primeira Guerra Mundial": https://brainly.com.br/tarefa/1610506
#SPJ2