Respostas
respondido por:
2
Olá,
Veja bem, a população brasileira resulta pelo menos de 3 grandes ondas migratórias após a descoberta do continente americano.
- A primeira onda migratória foi marcada pela colonização do território por portugueses e africanos.
- A segunda onda migratória foi marcada durante o período imperial brasileiro e Brasil República, em que houve um tentativa de branqueamento da população. Neste período vieram muitos europeus para a região sul e sudeste para trabalhar. Com o fim da escravidão, a mão de obra escrava foi substituída pela mão-de-obra assalariada imigrante. O Estado incentivou a vinda de europeus prometendo-lhes terras na região sul e sudeste.
- A terceira onda migratória, se caracterizou pela vinda de uma grande quantidade de europeus e asiáticos para o país fugindo da Primeira e Segunda Guerra Mundial (A maior diáspora europeia).
- Alguns autores discutem uma quarta onda migratória decorrente de pessoas que estão fugindo de crises políticas e sociais de seus países. O Brasil nos últimos anos tem recebido uma grande quantidade de venezuelanos, haitianos e coreanos.
OBS: Por isso que é importante discutir a questão dos pardos no país, pois o que os últimos estudos genéticos e estatístico tem indicado que a maioria dos brasileiros não são negros, como se acreditava até então, e sim mestiços de nativos americanos com europeus que estão sendo classificados como pardos (categoria que engloba afrodescendentes + mestiços de nativos americanos) entre outros.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás