Respostas
respondido por:
4
- A tarefa é sobre "A noite das garrafadas", episódio ocorrido no Rio de Janeiro, no ano de 1831, entre brasileiros e portugueses, opositores e aliados do Imperador, D.Pedro I. Vamos conhecer um pouco desse fato.
Causa
- O assassinato do jornalista Líbero Badaró, denunciante dos atos autoritários do Imperador, D.Pedro I fez com que este se tornasse suspeito do crime, gerando muitos protestos.
Acontecimentos
- O Imperador ficou com receio do que pudesse acontecer e viajou para Minas Gerais, mas não foi bem recebido.
- De volta ao Rio de Janeiro, teve de enfrentar protestos da oposição. Porém, seus apoiadores portugueses fizeram uma festa para ele, o que desagradou aos brasileiros, por conta da morte do jornalista.
A Noite das garrafadas e suas consequências
- Os portugueses fizeram a festa nas ruas, acenderam fogueiras, bebiam e dançavam. Os brasileiros acabaram com a festa e os grupos opostos se enfrentaram usando garrafas, paus e pedras nas mãos, causando muitas mortes.
- Os conflitos se espalharam em vários bairros e bastante sangue pelas ruas. E os brasileiros, que estavam em maior quantidade, venceram a batalha e pediram que o Imperador fosse deposto.
- O Imperador nomeou um Ministério composto por brasileiros, mas os ânimos continuavam exaltados. Ele resolveu criar o Ministério dos Marqueses.
- Houve novo protesto do povo e exército. Sem apoio, Dom Pedro I precisou abdicar do trono, em favor de seu filho D.Pedro de Alcântara e retornou para Portugal.
Vamos à questão:
" Resposta:"
1. Novos ministérios: Ministério de brasileiros e Ministério de Marqueses.
2. No dia 7 de abril, o povo e exército se reuniram no Campo de Marte para protestar.
3. Falta de apoio político e militar a D. Pedro I, que abdicou do trono, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara.
4. D.Pedro I voltou para Portugal.
Finalizamos a tarefa!
Bons estudos!
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1007066
Anexos:
kemellythaissa:
obrigada
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás