Respostas
Resposta:
O culto ao corpo tornou-se, nos dias atuais, cada vez mais frequente na adolescência e na juventude, constituindo uma verdadeira obsessao principalmente em adolescentes e adultos jovens. Objetivo: Detalhar todas as situaçoes que têm acontecido na busca desse corpo perfeito é o objetivo do artigo alertando os profissionais que trabalham com adolescentes e adultos jovens para os riscos a que estao sujeitos. Conclusao: Informar, esclarecer, entender e dimensionar a questao, e responder à seguinte pergunta: o culto ao corpo, uma simples questao de beleza ou início de doença? levará a uma reflexao profunda de como trabalhar e orientar nossos jovens numa questao tao delicada e tentar, através da reflexao, resgatar a prudência e os valores que esses jovens possuem, mas, com certeza, nao tem conhecimento deles. Estabelecer estratégias para um trabalho preventivo certamente auxiliará nossos clientes na prevençao de situaçoes de riscos que esses procedimentos podem ocasionar.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.