Respostas
A importância da educação religiosa na formação das crianças e adolescentes
A educação dos filhos é uma preocupação constante dos pais e essa preocupação também deve se dar quanto à formação religiosa das crianças e adolescentes.
educação-e-religião. Algumas escolas contribuem nesse aprendizado oferecendo em sua grade curricular a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Para o padre Roger Matheus dos Santos, Vice-presidente da Mantenedora do Colégio Pe. Anchieta, da Diocese de Taubaté (SP), “as boas escolas devem estimular todas as possíveis dimensões de seus alunos, e o aspecto religioso é fundamental para a constituição de bons e comprometidos cidadãos.”
A Educação religiosa também pode ser vivenciada na catequese, nos encontros que acontecem uma vez por semana nas Igrejas e tem o objetivo de “conduzir o catequizando a experimentar o mistério de Deus em nossa vida, e não apenas dizer que Ele existe” explica padre Matheus.
Confira a entrevista completa com o Vice-presidente da Mantenedora do Colégio Pe. Anchieta, da Diocese de Taubaté (SP) para o portal A12.
A12 - Como a educação religiosa nas escolas pode contribuir para a formação das crianças e adolescentes?
Pe. Matheus - Por muito tempo “mediu-se a inteligência” das pessoas pelo famoso teste de “QI”. Dois aspectos nos chamam a atenção: primeiro, é quase impossível mensurar algo marcado por tantas influências como é o caso da inteligência; segundo, hoje já não se fala unicamente em uma inteligência teórica, pois tornou-se perceptível que o ser humano é composto de várias outras dimensões que não apenas a intelectual. De modo que as boas escolas devem estimular todas as possíveis dimensões de seus alunos, e o aspecto religioso é fundamental para a constituição de bons e comprometidos cidadãos. Um colégio que não leve em consideração a realidade da fé em Deus – e preferencialmente a confissão desta fé em uma Igreja, em nosso caso, a Igreja Católica – dificilmente conseguirá atingir em seus alunos as bases de sua estrutura humana de forma abrangente, e a boa formação não pode ser restringir à superfície. Quando mais ela se aprofundar nas mais significativas convicções que movimenta o ser humano, tanto maior será o seu alcance para além do próprio homem que foi formado.
...o que se espera dos pais na educação de seus filhos no caminho da Evangelização é que primeiramente os pais sejam evangelizados.
A12 - Qual é o papel dos pais na orientação dos seus filhos no caminho da evangelização?
Pe. Matheus - Dar testemunho. O Papa Paulo VI afirmou em um de seus escritos que o homem moderno tem mais facilidade para seguir as testemunhas do que os mestres, e se seguem os mestres o fazem porque estes são testemunhas. Será muito difícil para um jovem viver o adágio popular: “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Portanto, o que se espera dos pais na educação de seus filhos no caminho da Evangelização é que primeiramente os pais sejam evangelizados. E este princípio é válido também para os professores em relação aos seus alunos.
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Resposta:
Sim
Explicação:
Porque a educação é a que mais cresce na família, e em todo o lugar.