Quais são os motivos alegados para que os negros colocassem em seus templos estátuas de santos católicos representando seus orixás?
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Sem autonomia e com o catolicismo, advindo dos portugueses, como religião dominante na época, os negros trazidos ao Brasil em navios negreiros eram impedidos de manifestar as crenças nos Orixás, cujo culto era apontado como heresia e feitiçaria por escravocratas e fazendeiros de várias regiões do país. Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras].
Assim, cada Orixá tinha sua pedra - colocada dentro imagens que representam os santos católicos - reverenciada sem a opressão dos senhores. Desta forma, deu-se início ao sincretismo religioso, através da associação dos orixás aos santos católicos, e funcionando como uma maneira de livrar-se dos castigos e perseguições religiosas da época. Assim, quando se cultuava Santa Bárbara, estava se referindo à Iansã; ao rezar para Nossa Senhora da Conceição, falavam com Iemanjá.
A partir deste mecanismo, a identidade religiosa resiste até os dias de hoje, apesar da intolerância ainda vigente. Em casas de culto de Umbanda, este sincretismo está presente nos Gongás [altares] e é zelado por babalorixás, filhos de santo e frequentadores do espaço religioso. A representação sincrética reafirma e dissemina o respeito tanto aos Orixás, quanto aos santos que coexistem nos altares.