Obesidade infantil Ao longo das últimas décadas, os hábitos de vida e de alimentação das crianças mudaram drasticamente. O atual estado de insegurança que levou a maior parte das famílias das grandes cidades a se mudar de casas para apartamentos, a melhora na renda das famílias de classe baixa e maior acesso aos alimentos industrializados, entre outros fatores, potencializou o surgimento de uma geração de crianças que se exercita cada vez menos e consome cada vez mais calorias. Mas, ao contrário de antigamente, quando os quilinhos a mais eram orgulho dos pais, por serem sinônimo de saúde, hoje se sabe que eles são, na verdade, porta de entrada para uma das principais epidemias do século 21: a obesidade infantil. [...] A obesidade na infância pode resultar em sérios riscos à saúde e, no futuro, desencadear ainda outros problemas de saúde como apneia do sono, déficit de atenção, problemas sociais e psicológicos como estigmatização e baixa autoestima, colesterol elevado, problemas nas articulações e maior risco de acidente vascular cerebral. O excesso de peso adquirido na infância também pode evoluir para outros problemas de saúde crônicos associados à obesidade como diabetes, pressão arterial alta e infarto, decorrentes do grande acúmulo de gordura e açúcares no organismo iniciado precocemente. É fundamental agir assim que for detectado que a criança está com excesso de peso. Se a obesidade não for interceptada aos dois anos de idade, mesmo que a criança siga com um crescimento saudável, as chances da criança se tornar obesa chega a 20%. Já os adolescentes com excesso de peso têm 80% de chance de se tornarem adultos obesos. [...] OBESIDADE infantil. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2017. Com relação ao texto “Obesidade infantil”, pode-se afirmar: A é um conto, pois narra o que acontece com crianças obesas. B é um artigo de opinião, pois defende com argumentos a tese do autor de que só a atividade física pode conter a epidemia da obesidade infantil. C é uma fábula, visto que traz o ensinamento de que é preciso combater a obesidade para a criança ser saudável. D é um texto de divulgação científica, pois trata, em linguagem coloquial, de tema relacionado à saúde da criança. E é um texto instrucional, pois orienta sobre como prevenir a obesidade infantil.
Respostas
Olá! (:
→ O texto trata-se de um assunto sobre a obesidade infantil, algo muito comum nos dias de hoje. Podemos perceber também que é um texto de divulgação científica, pois explica como a obesidade pode trazer riscos à saúde, etc.
Portanto:
A- É um conto, pois narra o que acontece com crianças obesas.
Falso, pois o texto tem informações que não irão fazer sentido em um conto.❌
==============================
B- é um artigo de opinião, pois defende com argumentos a tese do autor de que só a atividade física pode conter a epidemia da obesidade infantil.
Falso, pois o texto não apresenta opiniões, apresenta explicações aprovadas.❌
===============================
C- É uma fábula, visto que traz o ensinamento de que é preciso combater a obesidade para a criança ser saudável.
Falso, pois o texto se trata de um conteúdo real. ❌
================================
D- É um texto de divulgação científica, pois trata, em linguagem coloquial, de tema relacionado à saúde da criança.
Correta. ✅
================================
E- É um texto instrucional, pois orienta sobre como prevenir a obesidade infantil.
Falso, o texto aborta o assunto de como a obesidade pode trazer maus benefícios para a saúde.❌
→ Alternativa correta: letra D
Espero ter ajudado!❤
Este texto como tema sobre a obesidade infantil se trata de um artigo de opinião, pois o autor retrata o seu ponto de vista e um possível solução para esta questão. Sendo assim, a alternativa B está correta.
Artigos de opinião
No artigo, temos que a maioria dos jovens possuem alguns hábitos diferentes, se comparados às crianças de gerações anteriores.
Os jovens da atualidade apenas ficam em casa e não se exercitam, aumentando a chance de uma obesidade logo cedo.
Uma possível solução para a obesidade está na educação física, que ajuda na movimentação corporal, além de evitar doenças e melhorar a saúde, por meio dos exercícios, praticados pelo menos 3 vezes na semana.
Saiba mais sobre a obesidade em: brainly.com.br/tarefa/24166411