Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.
Me Ajudem Pfvrr
Respostas
Resposta: O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:
1- Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
2- Praticamente, toda a superfície territorial brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
3- Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
4- Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
5- Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
6- Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.
Explicação: Em extensão territorial contínua, o território brasileiro ocupa o quarto lugar. Os Estados Unidos ocupam o quarto lugar em extensão territorial, mas incluindo o Alasca e o Havaí, localizados separadamente do seu território continental.
O território brasileiro possui aproximadamente 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira terrestre com todos os países da América do Sul.
Ao norte, o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.
A noroeste, com a Colômbia.
A oeste, com Peru e Bolívia.
A sudoeste, com Paraguai e Argentina.
Ao sul, com o Uruguai.