para obter água os sumérios faziam??
Respostas
Resposta:
História dos Sumérios - resumo
Os sumérios desenvolveram sua civilização na região sul da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre (área integrante do Crescente Fértil). Habitaram esta região, conhecida como Suméria, entre os anos 4.000 a.C. e 1.950 a.C.
Engenharia: controlando a água
Os sumérios destacaram-se na elaboração de projetos e construção de um complexo e desenvolvido sistema de controle de água do Tigre e Eufrates. Construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques. A armazenagem da água era muito importante para a sobrevivência das cidades sumérias.
Escrita cuneiforme
Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi a criação do sistema de escrita cuneiforme, por volta de 4.000 a.C. Neste sistema, os sinais representavam ideias e objetos. Usavam placas de argila (barro), onde cunhavam (marcavam com cunhas) esta escrita. Muito do que sabemos atualmente, sobre este período da história, devemos as placas de barro com registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos deste período.
Religião - principais características
Os sumérios eram politeístas (acreditavam na existência de vários deuses). As divindades sumérias eram ligadas a natureza (Sol, chuva, vento, trovão) e também aos sentimentos (ódio, amor, tristeza, felicidade, etc.).
Arquitetura e cidades sumérias
Os sumérios eram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos.
Construíram várias cidades-estados importantes como, por exemplo: Nippur, Ur, Kish, Uruk, Lagash e Eridu.
Invasão de outros povos
O território sumério foi invadido, por volta de 1950 a.C., pelos amoritas e elamitas (originários da Pérsia). Os sumérios foram dominados e derrotados por estes povos.
Resposta:
a economia suméria estava diretamente ligada ao campo e à produção artesanal. Os produtos obtidos com essas atividades serviam como moeda de troca com povos de outras regiões.
Explicação: