Por que a elite brasileira restringe o acesso a cidadania as pessoas menos favorecidas de recursos econômicos?
Respostas
Resposta:
Mesmo no sistema político mais democrático, tal influência só pode ser, segundo Mosca, periférica e marginal, já que as macro-decisões políticas estão concentradas nas mãos de uma elite política ou classe governante. Dessa formulação de Mosca, poderíamos — descontadas as diferenças teóricas — aproveitar a idéia de que o exercício da cidadania política pelas massas é insuscetível de revolucionar a natureza do poder político dentro da sociedade capitalista. Mas, se assim é, coloca-se inevitavelmente a seguinte pergunta: a cidadania política não seria uma ilusão, pelo menos dentro dos limites da sociedade capitalista?
Na verdade, não há como responder de um modo simples e unívoco a essa questão. A estrutura econômica capitalista — vale dizer, a relação entre capital e trabalho assalariado — não pode se reproduzir numa sociedade qualquer, se nela não tiver se implantado previamente a forma-sujeito de direito. Essa forma, em sua versão elementar, corresponde ao reconhecimento, por parte do Estado, de que todos os agentes da produção — proprietários dos meios de produção ou trabalhadores — são sujeitos individuais de alguns direitos essenciais, sem os quais não se pode celebrar contratos de trabalho (isto é, um acordo livre entre vontades individuais) nem portanto chegar à formação de um mercado de trabalho. Tais direitos consistem na liberdade de ir e vir e de manifestar livremente a sua vontade, bem como na capacidade de se apropriar de bens ou de si mesmo e de fazer valer contra terceiros essa capacidade.
Explicação:
Ficou grande,mas assim vc vai entender melhor.Olha uma dica que eu tenho pra vc é:leia com atenção o texto,pode ser que vc não entenda na hora,mas depois que vc ler de novo vc vai entender e saber resumir isso tudo.
Espero ter te ajudado,e continue firme nos seus estudos e busque os seus direitos na sociedade!