No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais. Existe um tipo especial de ligação covalente, a ligação covalente dativa, também chamada de ligação covalente coordenada. Através de pesquisa defina (brevemente) ligação covalente dativa (coordenada) e cite exemplos.
Respostas
Olá.
A ligação covalente dativa é uma ligação que utiliza um par de elétrons livres de um átomo já estabilizado para fornecê-los também à um átomo que ainda não foi estabilizado.
Como funciona? Imaginemos o caso do dióxido de enxofre (ou óxido de enxofre IV): Faz-se normalmente a ligação covalente do átomo de S com o primeiro O. Os dois já estão estáveis com 8 elétrons em suas camadas de valência cada. Porém o outro O precisa de mais dois elétrons para atingir a estabilidade: o átomo de enxofre cede um de seus pares para o oxigênio e todos ficam felizes. Tecnicamente, a ligação covalente dativa é representada por uma seta saindo do elemento que cede os pares eletrônicos para o que os recebe.
Temos também o exemplo do ácido nítrico (ou nitrato de hidrogênio): o átomo central (N) compartilha dois de seus elétrons para o primeiro átomo de O e um para o segundo átomo de O (ligado ao H). Reparando que há um terceiro átomo de oxigênio sem estabilidade, o nitrogênio cede mais um par para esse.
E temos por último o caso do ácido perclórico (ou perclorato de hidrogênio): o átomo central (Cl) recebe um elétron compartilhado do primeiro O ligado ao H e já se tornou estável. Ao seu redor estão outros três átomos de oxigênio requisitando a estabilidade: todos eles recebem um par e também se tornam estáveis.