Respostas
O Reino de Roma ou também conhecido como Monarquia Romana, foi um período da história da Roma antiga dominado pelos reis sabinos e etruscos (esses povos junto com os latinos e os gregos formaram o povo romano), entre 753 a.C. a 509 a.C. O controle da cidade-estado de Roma era efetivado por três poderes:
O governo de Roma era monárquico, ou seja o poder estava nas mãos do rei. A economia era agropastoril (agrária e pastoril).
A sociedade era estratificada, definida pela posse de terras e linhagem;
A sociedade era dividida em:
Patrícios- descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.
Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.
Plebeus - Era a base da sociedade, dividiam -se em artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
Escravos - Eram consideradas mercadoria e propriedade dos senhores.
Esse período foi marcado entre a disputa de poder entre os patrícios e o rei, ocasionando na crise do período monárquico.