Respostas
Resposta:
O significado de Animismo se refere, no âmbito da Filosofia e Medicina, como uma doutrina em que se considera a alma como o princípio ou causa de qualquer fenômeno vital e psíquico.
O animismo tende a ser explicado como uma ideia de que todas as coisas – sejam elas pessoas, animais, características geográficas, objetos inanimados e até fenômenos naturais – são dotadas de um espírito que os conecta uns com os outros.
Na Antropologia, esse conceito seria uma construção que é utilizada para encontrar traços de espiritualidade entre vários sistemas de crenças.
Em grande parte dos casos, no entanto, o animismo não é tido como uma religião, mas sim uma característica de diversas crenças
Explicação:
O animismo (do termo latino animus, "alma, vida")[1] é a cosmovisão em que entidades não humanas (animais, plantas, objetos inanimados ou fenômenos) possuem uma essência espiritual.[2][3][4]
O animismo é usado na antropologia da religião como um termo para o sistema de crenças de alguns povos tribais indígenas,[5] especialmente antes do desenvolvimento de religiões organizadas.[6] Apesar de cada cultura ter suas próprias mitologias e rituais diferentes, "animismo" é um termo usado para descrever o segmento mais comum e fundacional das perspectivas espirituais ou sobrenaturais dos povos indígenas. A perspectiva animística é tão fundamental, mundana e diária que os povos indígenas mais animistas nem sequer têm uma palavra em seus idiomas que corresponda a "animismo" (ou mesmo a "religião");[7] o termo é uma construção antropológica, e não uma designação dada pelos próprios povos.