1) O diagrama de Hommel é uma classificação das substâncias perigosas em sistemas internacionais de risco. Trata-se de um diagrama visual, para facilitar a visualização dos perigos mais importantes, desenvolvido pela NFPA (National Fire Protection Agency). Observe o diagrama abaixo para o ácido clorídrico: - Risco a saúde: a exposição curta à substancia pode causar danos à saúde, como o contato com a pele, os olhos ou ingestão causam danos temporários e permanentes, portanto classificado como “3”. - Inflamabilidade: este ácido é classificado como não inflamável, portanto “0”. - Reatividade: devem ser evitadas temperaturas elevadas e materiais incompatíveis, portanto “1”. - Riscos específicos: a substância é classificada como ácido forte, por isso “ACID”. Realize o mesmo tipo de análise para o ácido acético, justificando cada classificação do diagrama de Hommel. Caso necessário, pesquise algumas fichas FISPQ, referenciando-as corretamente ao final da atividade. Atenção: não serão consideradas completas as descrições de classificação sem justificativa específica da substância.
Respostas
A análise realizada para o ácido acético com as categorias do diagrama de Hommel, justificando cada classificação é:
Riscos à Saúde: Quando inalado causa irritação das vias aéreas, podendo ser fatal como resultado de edema, inflamação e espasmo da laringe e brônquios, pneumonite química e edema pulmonar. Em contato com os olhos e a pele causa irritações severas e queimaduras. A ingestão causa queimaduras no esôfago e no estômago. Espasmos gástricos, vômito sanguinolento, dispneia. Perigo de perfuração do esôfago e do estômago. Danos em rins. Assim, é classificado como “muito perigoso”, portanto é “3”.
Inflamabilidade: o ácido acético apresenta ponto de Fulgor Abaixo de 93ºC, portanto “2”.
Reatividade: a substância é instável se aquecida, portanto “1” .
Riscos Específicos: a substância é classificada como corrosiva, por isso recebe o código “COR”.
Foram pesquisadas as fichas FISPQ Ácido acético nos sites:
https://cmcenter. com.br/pt-br/fispq/fispq-acido-acetico/
http://www6.fcav. unesp.br/intralab/substancias_id.php?recordID=41
Espero ter ajudado!
Analisando o ácido acético têm-se a seguinte classificação pelo Diagrama de Hommel:
RISCO À SAÚDE ( 3 - MUITO PERIGOSO): O ácido acético em contato com a pela pode causar irritação e queimadura de segundo grau. Se inalado pode causar irritação no trato respiratório superior e constrição bronquial. Se for ingerido pode ser fatal, causando corrosão na boca e distúrbios gastrointestinais, vômitos, diarreia ureia e em casos fatais, a morte. Quando aquecido, libera fumaça tóxica de dióxido e monóxido de carbono. Em contato com o olho, pode causar irritação e cegueira, tem efeito lacrimejante.
INFLAMABILIDADE ( 2 - ABAIXO DE 93° C): O ponto de ignição do ácido acético é de 40° C e o de autoignição é 427° C. É combustível, podendo a chama ser controlada com pó químico seco, dióxido de carbono e extintor de Halon. Pode ser usado spray de água.
REATIVIDADE ( 1 - INSTÁVEL SE AQUECIDO): O ácido acético é sensível ao calor. A luz do sol contribui para sua instabilidade. Quando em soluções de água, etanol 95% ou acetona sua condição é estável durante 24 horas em condições normais de ambiente estocagem laboratorial.
RISCOS ESPECÍFICOS ( COR - CORROSIVO): O ácido acético dissolve resinas sintéticas, borracha, fósforo, enxofre e ácidos halogêneos. Ataca algumas ligas de aço e reage lentamente com o alumínio formando oxido.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25381477