A primeira dessas revoltas, acontecida em 494 a.C., foi dada em um contexto no qual os plebeus aproveitaram de uma ameaça de invasão estrangeira à cidade de Roma. Esvaziando as tropas militares da cidade, os plebeus se refugiaram no Monte Sagrado exigindo a criação de um cargo político exclusivamente controlado por plebeus. Em resposta, o Senado Romano constituiu a magistratura dos Tribunos da Plebe, que poderiam vetar qualquer lei que ferisse o interesse dos plebeus [...]. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. Fragmento. A conquista do direito político descrita nesse texto está relacionada a A]à expansão territorial. B]à luta de um grupo social. C]ao aumento da alfabetização. D] ao comércio de escravos. E]ao conflito militar interno.
Respostas
respondido por:
12
É correta a alternativa B, já que aquilo que o texto descreve é o esforço empreendido pelos plebeus, uma das classes sociais mais baixas no modelo da sociedade romana, acima apenas da classe dos escravizados, para conquistar alguns direitos básicos.
A luta, por meio de uma tática que poderíamos associar com a prática de greves, dos plebeus obrigou as classes dominantes (a classe dos Patrícios) a fazerem algumas concessões, permitindo posteriormente o casamento entre Patrícios e Plebeus e garantindo que os Plebeus fossem protegidos pelo Estado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás