• Matéria: Português
  • Autor: WILLPER
  • Perguntado 6 anos atrás

O quereres", composição de Caetano Veloso, pode ser um gênero discursivo bem interessante para que possamos falar de modernidade e poesia. *letra da música: O Quereres, de CEtano Veloso, é a sétima faixa do disco Velô, de 1984* 1- Caetano Veloso utiliza na letra de música uma figura de linguagem chamada ANTÍTESE. Segundo Fiorin (2014), "trata-se de uma figura denominada antítese (do grego anti, "em face de", "em oposição" a", e tésis, "proposição, "afirmação", "tese"), em que se alarga o setindo, salientando a oposição entre dois segmentos linguísticos (palavras, sintogmas, orações ou unidades maiores do que o período), para dar maior intensidade ao dizer." (FIORIN, 2014, P. 151) Aponte no texto exemplos dessa figura de linguagem. --------------------------(Por favor responda aí)

Respostas

respondido por: julianayarabasilio
52

Resposta:

Podemos encontrar figuras de linguagem antítese nos seguintes trechos: "E onde queres tortura, mansidão" "Ah, bruta flor do querer" "Onde queres a lua eu sou o sol" "E onde queres mistério eu sou a luz" "Faz-me querer-te bem, querer-te mal.

Explicação:

respondido por: martinkoliveira
0

Exemplos da figura de linguagem antítese no texto: "E onde voas bem alta, eu sou o chão", "E onde queres bandido, sou herói", "E onde queres mistério, eu sou a luz".

Antítese é a figura de linguagem que demonstra ideias opostas, ou seja, pensamentos/sentidos contrários. Numa mesma frase, duas palavras aproximadas possuem sentidos opostos.

Nos versos servidos de exemplo, temos a presença de antítese, uma vez que em cada frase duas palavras se contrapõem.

Em "E onde voas bem alta, eu sou o chão", a palavra "voas" contrapõe "chão", uma vez que voar é estar justamente longe do chão.

Em "E onde queres bandido, eu sou herói", as palavras "bandido" e "herói" formam a antítese, uma vez que uma representa alguém criminoso e que representa o mal, enquanto a outra representa alguém que possui valor e teoricamente representa o bem.

Em "E onde queres mistério, eu sou a luz", "mistério" e "luz" se contrapõem, já que mistério é o mesmo que segredo, algo desconhecido, enquanto luz equivale a iluminação, claridade, onde não há segredos.

Leia mais sobre antítese em:

https://brainly.com.br/tarefa/38506194

Anexos:
Perguntas similares