1.Por quais motivos as manifestações literárias produzidas no Brasil durante o período que ficou conhecido como "Quinhentismo" não podem ser chamadas propriamente de "literatura brasileira?"(41) 2.As obras do Quinhentismo foram divididas em Literatura de informação e literatura de catequese ou de formação. Comente sobre cada uma delas e os tipos de textos que produziram. 3.A Carta a EL Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha é um dos primeiros textos em terras brasileiras. Apesar de o texto de Caminha possuir todas as características do gênero que lhe dá o nome (Carta), há neles elementos de outros gêneros, quais são 4.Pero de Magalhães Gåndavo pode ser considerado o primeiro historiador do Brasil. Comente a obra que ele produziu intitulada "História da Provincia Santa Cruz". 5.Padre José de Anchieta deixou uma vasta obra, quase toda publicada após sua morte que se divide em três gêneros. Quais são? Comente sobre eles.
Respostas
1. A literatura conhecida como Quinhentismo não pode ser tratada como originalmente brasileira porque foi produzida por portugueses, e não por nativos. Sendo assim, apenas apresentava o ponto de vista dos colonizadores acerca do território nacional.
2. A carta A El Rei foi escrita por Pero Vaz de Caminha, contendo informações acerca do Brasil, relatando assim aspectos naturais e ainda, citando característica da população que aqui vivia.
3. Além do gênero Carta, nesta obra pode-se identificar a presença de textos descritivos, onde os gêneros dos relatos e diários também estão presentes.
4. A obra "História da Provincia Santa Cruz" narra a chegada e conquista da América por Portugal, além de retratar os animais, pessoas e costumes da nova terra.
5. A literatura de informação foi determinante para composição dos relatos de viagem e afirmativas missionárias produzidas pelo Padre José de Anchieta.