O que esse mapa revela sobre as áreas de influência estadunidense e soviética na Europa e no resto do mundo, até 1991?
Respostas
Resposta:
Os EUA influenciavam a Europa ocidental e a maior parte do globo seguia o capitalismo. A URSS influenciava a Europa oriental, parte da Ásia (países do Extremo Oriente, Ásia Central, Sudeste Asiático, Iêmen), alguns países da África e Cuba, que seguiam o comunismo. Até dividiram um país ao meio, a Alemanha, em dois (Alemanha Ocidental era capitalista e a Oriental era socialista). Com o passar do tempo, os governos comunistas foram recuando no planeta e a extinção da URSS em 1991 selou o colapso do socialismo.
Explicação:
A URSS influenciava a Europa oriental, parte da Ásia (países do Extremo Oriente, Ásia Central, Sudeste Asiático, Iêmen), alguns países da África e Cuba, que seguiam o comunismo.
Os Estados Unidos e a ex-união Soviética surgiram como os grandes vencedores da 2ª Guerra Mundial e comandaram as relações de poder em uma Ordem Bipolar. Essas duas potências viviam sob sistemas socioeconômicos opostos, o capitalismo e o socialismo, que ditaram as relações entre os países e a organização do espaço mundial a partir da segunda metade do século XX, tanto na Europa quanto no resto do mundo.