Atividade sobre o vídeo "Escolhas" (07 minutos) 01) Justifique o título do vídeo acima, aproveitando para sugerir um outro: 02) O que o pai decide fazer pelo filho? O que você pensa a respeito disso? 03) O que destoa no mundo lá fora, na cidade? Por quê? 04) Por que você acha que o garotinho se interessou por essa atividade? 05) Por que tanto a mochila do menino quanto a pasta do pai parecem pesar tanto? 06) O que o menino esperava da escola e como ela se mostrou para ele? 07) O pai sentia prazer em seu trabalho? Que pista lhe levou a essa conclusão? 08) Por que às vezes o pai muda de cor? O que isso significa? 09) O que, com o passar dos dias e da mesmice, acontece com o menino? 10) O que o pai então, observando isso, decide fazer? 11) Que vazio os dois percebem? O que isso revela? 12) Que decisão o pai decide tomar? O que você pensa a respeito disso? 13) Que mensagem o vídeo transmite? Comente: 14) Que tipo de escolhas você tem feito? O que elas despertam em você?
Respostas
1. O título nos traz diversas reflexões sobre nossas ações cotidianas e como elas impactam nossas vidas.
2. O que o pai decide fazer pelo filho é sair do estado de alienação sobre sua vida e escolhas, buscando maior vivacidade no cotidiano, resgatando a alegria do filho.
3, O que destoa no mundo lá fora é o violinista que representa a vida plena e alegre, pois todo o resto é uma vida padronizada e alienada.
4. O garotinho se interessou por essa atividade porque ela era diferente, alegre, lúdica, transcendente.
5. A mochila do menino e a pasta do pai parecem pesar tanto pelo fato de representarem o fardo da vida alienada e repetitiva.
6. O que o menino esperava da escola era que ela fosse lúdica e o estimulasse. Ela se mostrou entediante e alienante.
7. O pai não sentia prazer em seu trabalho. Sua expressão de tédio e mudança de coloração denota isso.
8. O pai muda de cor quando se aliena e se prende ainda mais.
9. O menino vai se entristecendo, mudando de cor e se alienando.
10. O pai decide animar o garoto e o estimular quanto à ludicidade.
11. O vazio de uma vida alienada é que os dois percebem. Isso revela que a vida padronizada se torna uma prisão que mata a criatividade.
12. O pai decide mudar.
13. É uma boa crítica sobre a alienação na sociedade.
14. Resposta pessoal.