faca um comentários sobre o poeta dramaturgo renascimento William Shakespeare
me ajuda e pra agoraaa !!!!
Respostas
William Shakespeare foi um grande escritor e dramaturgo inglês. É considerado o poeta nacional da Inglaterra e o maior dramaturgo da literatura mundial.
Biografia
Retrato de Shakespeare
William Shakespeare nasceu na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564.
Filho de John Shakespeare, subprefeito de Stratford, e de Mary Arden, William foi um dos mais influentes dramaturgos e poetas do mundo.
Ele foi agraciado com uma boa educação manifestando, desde cedo, seu talento artístico.
Casou-se com 18 anos, em 1582, com Anne Hathaway, e juntos tiveram três filhos: Susanna, Judith e Hamnet.
Foi na cidade de Londres que Shakespeare buscou oportunidades na área cultural. Após anos de trabalho, ele adquire a posição de escritor, dramaturgo e ator, tornando-se um homem rico e influente.
Em 1594, entrou para a "Companhia de Teatro de Lord Chamberlain" e, anos mais tarde, torna-se sócio do “Globe Theatre” (Shakespeare's Globe Theatre ou New Globe Theatre).
Esse teatro, próximo ao rio Tâmisa, em Londres, foi fundado por James Burbage, ator e empresário. Ele foi responsável por construir o primeiro Teatro de Londres o “TheTheatre”.
Teatro de Shakespeare
Globe Theatre em Londres, Inglaterra
Nesse espaço, erguido em 1899 em formato octogonal, Shakespeare encenou algumas de suas peças de teatro mais importantes, a saber: Hamlet e Rei Lear.
Entretanto, em 1613, durante a apresentação de uma peça, o Globe Theatre foi destruído pelo fogo.
Após o ocorrido, Shakespeare decide voltar para Stratford-upon-Avon e viver com sua família. Falece em sua cidade natal, no dia de seu aniversário de 52 anos, em 1616.
Obras e Características
Shakespeare possui uma vasta obra com cerca de 40 peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas, bem como poemas narrativos e sonetos.
Embora sua obra poética seja muito conhecida, o artista adquiriu maior destaque na dramaturgia.
Durante 20 anos, abordou temas como o amor, os sentimentos, as questões humanas, sociais, políticas, sendo sua produção dramática dividida em três fases:
Primeira fase (1590-1602): escreveu peças históricas, tragédias em estilo renascentista e algumas comédias;
Segunda fase (1602-1610): ocupou-se em escrever tragédias e comédias;
Terceira fase (1610-1616): fase caracterizada por peças menos trágicas, de caráter conciliatório.
E.
Suas obras continuam tocando os leitores por tratarem de temas universais. Romeu e Julieta fala do amor impossível e Hamlet, da loucura, por exemplo.