Economicamente o imperialismo foi uma ação dos países industrializados, sobretudo europeus, que consistia na busca por novos mercados consumidores, por matérias-primas e por locais onde fosse possível aplicar o capital excedente. Em virtude desse processo, vários povos da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Contudo, os países imperialistas utilizavam uma justificativa para dominar os povos que habitavam esses territórios. Sobre esta justificativa assinale a alternativa CORRETA:
PRA HOJE POR FAVOR
QUAL DESTAS ALTERNATIVA ABAIXO
( )A) Justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nesses países.
( )B) As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram que não havia superioridade cultural dos países europeus, e que, portanto, culturalmente, todos (europeus, asiáticos e africanos) se aprimorariam.
( )C) O fardo do homem branco era uma das justificativas europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão civilizadora dos países desenvolvidos em relação aos africanos e asiáticos. Desta maneira, esses povos deixariam a “barbárie” e passariam a fazer parte da “civilização”.
( )D) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra (b)
Explicação:
lari1491:
obrigado
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás