• Matéria: Geografia
  • Autor: duda1231266
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise sobre quantos países faziam parte da URSS, e como eles se chamam hoje em dia ???
Por favor. ​

Respostas

respondido por: sabanetomoacir
2

Resposta:

A URSS existiu de 1922 a 1991 é foi formada por 15 Nações diferentes : Rússia. Ucrânia. Belarus.


duda1231266: Obrigada
sabanetomoacir: Nada, espero ter ajudado :)
respondido por: euzinethnet
1

Resposta:

A União Soviética, ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), existiu durante grande parte do século XX, foi a maior nação do planeta e ficou marcada por ser a grande representante da ideologia socialista. Seu surgimento está relacionado com a Revolução de 1917, que transformou a Rússia em uma nação socialista.

As transformações que se passaram nesse país após a revolução levaram ao surgimento da União Soviética durante a década de 1920. Esse conjunto foi formado por 15 nações soviéticas, que acabaram conquistando sua independência depois que ele foi dissolvido em 1991. O fim da URSS foi responsável pelo encerramento da Guerra Fria, conflito político-ideológico que marcou a segunda metade do século XX.

Seu final também está relacionado com a crise econômica que a União enfrentou a partir da década de 1970. Essa crise acentuou-se de tal forma, que levou a uma crise política, tornando insustentável a manutenção do país e do bloco comunista sob influência dos soviéticos, a qual desmoronou a partir do final da década de 1980.

Acesse também: Conheça a história da maior cidade russa e antiga capital soviética

Revolução Russa

Vladimir Lenin foi o líder da Revolução de Outubro de 1917 e governou o país até a sua morte, em 1924.

Vladimir Lenin foi o líder da Revolução de Outubro de 1917 e governou o país até a sua morte, em 1924.

O surgimento da União Soviética tem ligação direta com a Revolução Russa de 1917, também conhecida como Revolução de Outubro. Essa revolução, liderada por Vladimir Lenin, garantiu a ascensão dos bolcheviques ao poder russo e foi responsável por derrubar o Governo Provisório de Kerenski.

O Governo Provisório, por sua vez, tinha assumido o poder da Rússia em fevereiro de 1917, era composto por liberais e socialistas e tinha sido responsável por destituir a Dinastia Romanov do poder. A derrubada de Kerenski deu-se por meio da tomada das ruas de Petrogrado (atual São Petersburgo) pelos bolcheviques.

Isso levou Lenin ao poder e deu início à transformação do país para um modelo socialista. A vitória dos comunistas foi resultado do contexto turbulento que o país vivia. Afetado pela desigualdade econômica fruto de séculos de czarismo e atingido pela crise econômica e pela guerra, a saída revolucionária acabou ganhando força no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A implantação do socialismo no país gerou uma reação internacional que deu início à Guerra Civil Russa. Essa guerra foi resultado da junção de forças de oposição ao regime socialista recém-instalado. Tal formação era conhecida como Exército Branco, e contou com a adesão de soldados e de financiamento estrangeiro.

Para defender o socialismo na Rússia, foi formado o Exército Vermelho, e o comando desse foi entregue a um dos líderes da revolução — Leon Trostki. Essa guerra agravou consideravelmente a situação na Rússia, uma vez que o país tinha acabado de sair de três anos de conflito na Primeira Guerra Mundial.

De toda forma, o Exército Vermelho conseguiu sair vitorioso após três anos de guerra civil. Essa vitória e a grande mobilização militar realizada pelos bolcheviques permitiram o governo russo garantir o controle sobre o interior do país, em regiões que até então podiam ser consideradas “rebeldes”. A consolidação do socialismo bolchevique na Rússia levou à unificação de algumas nações, e a URSS foi formada em 1922.

A ascensão de Stalin

Cronologicamente, do final de 1917 até o começo de 1924, o poder na União Soviética esteve nas mãos de Lenin. A influência deste começou a deteriorar-se na medida em que a sua saúde ficou abalada, a partir de 1922, em resultado de um AVC (derrame). Com isso, foi iniciada nos quadros do governo uma disputa pela sucessão do poder.

Dentre os nomes que estavam na disputa pelo poder, destacam-se principalmente Leon Trostki e Josef Stalin, embora outros, como Nikolai Bukharin, Grigori Zinoviev e Lev Kamenev, também tenham manifestado a sua intenção de ocupar o comando da União Soviética. No jogo político, Stalin teve mais habilidade, e assim prevaleceu tornando-se o líder do país.

Explicação:

espero ter ajudado. Me marque como melhor resposta por favor


euzinethnet: obrigada
duda1231266: conserteza e a melhor resposta
duda1231266: muito obrigada
duda1231266: Por nada
Perguntas similares