AMÉRICA LATINA ESPANHOLA NO SÉCULO XVII
1.
COMO FUNCIONAVA A ADMINISTRAÇÃO ESPANHOLA NA COLONIA? (CASA DE CONTRATACHOICONCELHO DAS
ÍNDIAS).
2. DEFINA:
A CHAPETONES:
B. CABILDOS:
C. CRIOLLOS:
3. A QUEM DESAGRADAVA ESSA RÍGIDA HIERARQUIA POLÍTICA E SOCIAL ESPANHOLA? POR OUE? me ajudem pfvrrr!!!
Respostas
Resposta: 1 ) Em troca, os índios recebiam a catequização católica. A escravidão também foi explorada na América Espanhola, principalmente na medida em que a mão-de-obra indígena mostrava-se insuficiente. O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial.
2) chapetones: Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.
CABILDOS: As sessões ordinárias dos cabildos resolviam vários tipos de problemas como a administração de bens comuns, o policiamento e higiene das ruas, ensino, abastecimento da cidade, determinação de valores de venda de serviços e bens, regulamentação de ofícios urbanos, regulamentação de um sistema de pesos e medidas.
CRIOLLOS :Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
Última pergunta : n tenho certeza entt n vou responde-la !
Explicação: Após garantir o domínio sobre as terras e populações americanas, os espanhóis executaram uma série de práticas que redesenharam a feição das relações sociais do espaço americano colonizado. Mais do que simplesmente viabilizar uma forma de atingir seus interesses, a presença do homem europeu trilhou a constituição de uma nova sociedade.
Para compreendermos como a sociedade colonial espanhola funcionava, devemos levar em consideração os critérios que definiam cada uma dessas classes. Neste ponto, indicamos que o nascimento era um meio de distinção fundamental. O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abria caminho para uma série de privilégios, bem como estabelecia outro campo de restrições que ordenava a posição dos homens naquele lugar.
Espero ter ajudado !!