• Matéria: Português
  • Autor: pietraaquinoxaier
  • Perguntado 6 anos atrás

MÚSICA E POESIA

Luciano Cavalcanti

 

A relação entre música e poesia vem desde a Antiguidade. Na cultura da Grécia Antiga, por exemplo, poesia e música eram praticamente inseparáveis: a poesia era feita para ser cantada. 1De acordo com a tradição, a música e a poesia nasceram juntas. De fato, a palavra “lírica”, de onde vem a expressão “poema lírico”, significava, originalmente, certo tipo de composição literária feita para ser cantada, fazendo-se acompanhar por instrumento de cordas, de preferência a lira.

A partir de então, configuraram-se muitos momentos em que a música e a poesia se uniram. Segundo Antônio Medina Rodrigues, “a grande poesia medieval quase que foi exclusivamente concebida para o canto. O Barroco, séculos além, fez os primeiros ensaios operísticos, que iriam recolocar o teatro no coração da música. Depois Mozart, com a Flauta mágica ou D. Giovanni, levaria, como sabemos, esta fusão ao sublime”.

Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e ao ouvido. Na Idade Média, “trovador” e “menestrel” eram sinônimos de poeta. 1Seria necessário esperar a Idade Moderna para que a invenção da imprensa, e com ela o triunfo da escrita, acentuasse a distinção entre música e poesia. A partir do século XVI, a lírica foi abandonando o canto para se destinar, cada vez mais, à leitura silenciosa.

Entretanto, mesmo separado da música, o poema continuou preservando traços daquela antiga união. Certas formas poéticas, ainda vigentes, como o madrigal, o rondó, a balada e a cantiga aludem diretamente às formas musicais. Se a separação de poetas e músicos dividiu a história de um gênero e outro, a poesia não abandonou de vez a música tanto quanto a música não abandonou de vez a poesia.

[...]

(Disponível em e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/ 2993/2342. Acesso: terça-feira, 12 de novembro de 2013) [adaptado] 

 

“Seria necessário esperar a Idade Moderna[...]” (referência 1)

A oração subordinada substantiva sublinhada exerce, em relação à anterior, a seguinte função sintática: 

A complemento nominal
B objeto direto
C predicativo do sujeito
D sujeito​

Respostas

respondido por: alanamendessantos200
9

Resposta: D) Sujeito


paulorssg3: como q tu sabe? kd a explicação?
Miah000: algm sabe se está certo?
Perguntas similares