Pode-se afirmar que uma população que apresenta saúde é, simplesmente, um conjunto
de indivíduos que não apresenta doenças? Justifique.
2- Qual a importância das campanhas de vacinação?
-
-
3- Utilize duas características para diferenciar os peixes ósseos e os cartilaginosos.
-
-
4- Por que os anfíbios não conseguem viver em locais nos quais não haja grande presença
de água?
-
-
5- Cite 3 características permitiram aos répteis a conquista completa dos ambientes
terrestres.
-
-
-
6- Dê as funções dos anexos embrionários abaixo:
a) Âmnio: _________________________________________________________
b) Saco vitelínico: ________________________________________________________
c) Alantoide: _________________________________________________________
d) Córion: _________________________________________________________
7- Diferencie os animais endotérmicos dos animais ectotérmicos.
-
-
8- Cite três adaptações exclusivas das aves que possibilitam o voo.
-
-
-
9- Cite duas características exclusivas dos mamíferos.
-
-
10- Por que podemos observar mamíferos e aves em todos os ambientes do planeta, mas
não os anfíbios e os répteis?
11- Qual limitação as briófitas sofrem por não possuírem vasos condutores?
-
12- Nas pteridófitas, ainda é possível se diferenciar duas fases diferentes de crescimento.
Diga os nomes dessas fases e qual delas e a duradoura e qual é a passageira.
-
-
13- A reprodução nas Gimnospermas não é mais dependente da presença de água.
Explique como a reprodução ocorre nesse grupo de vegetais.
-
-
-
14- Explique a importância das estruturas abaixo para a reprodução das angiospermas.
a) Flor.
-
-
-
b) Fruto.
-
-
-
15- Diga a importância das estruturas a seguir, nas angiospermas.
a) os pelos absorventes na raiz.
-
b) as gemas apicais e laterais no caule.
-
c) os estômatos das folhas.
Respostas
Resposta:
1-Não pois a maioria pode estar saudavel mas o resto não
2- Isso pode ajudar varias pessoas em lugares esquecidos, que não tem acesso as vacinas
3-Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
4- Porque paras eles sobreviverem precisam da presença da aguá
5-Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
6-Membrana que, desenvolvendo-se em torno do embrião dos vertebrados superiores, forma o saco ou cavidade amniótica em que está contido o líquido amniótico,
B-O saco vitelínico ou vitelino é o primeiro elemento observado no saco gestacional durante a gravidez, geralmente, a partir do 3º dia de gestação
C-Alantoide é uma estrutura ligada à parte posterior do intestino do embrião que armazena excretas e permite trocas gasosas com o meio externo. É uma pequena bolsa ricamente vascularizada, encontrada apenas em répteis, aves e mamíferos monotremados.
D-O Córion é uma membrana localizada na parte de fora do âmnio, que tem como função, proteger o embrião. Suas células penetram no endométrio, formando a placenta.
7-Os animais endotérmicos elevam a temperatura corporal e a mantêm constante devido aos mecanismos internos do animal, como por exemplo as aves e os mamíferos. Os animais ectotérmicos precisam de mecanismos externos para regular a sua temperatura, como por exemplo os répteis, anfíbios e grande maioria dos peixes.
8-Adaptações das aves ao voo. Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de penas, asas, ausência de bexiga urinária, excreção de ácido úrico e os ossos pneumáticos.
9-Os mamíferos apresentam características exclusivas à classe, tais como a presença de pelos, glândulas mamárias, diafragma e dentes adaptados a diferentes alimentos. Os mamíferos constituem uma classe (classe Mammalia) bastante diversificada que inclui seres com as mais diversas características e hábitos de vida.
10- Não sei,desculpe
11-As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. O tamanho das briófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, chegando no máximo a 10 cm em ambientes extremamente úmidos.
12-As pteridófitas são plantas que possuem o xilema e o floema como tecidos especializados na condução. O surgimento desses tecidos foi possível graças ao surgimento da lignina, que garante resistência aos elementos do xilema e células do esclerênquima. A resistência adquirida por essas plantas foi um passo essencial para que elas se tornassem maiores em porte do que as briófitas.
13-As gimnospermas são plantas vasculares (possuem vasos condutores de seiva) e que apresentam sementes “nuas”. A denominação de sementes nuas deve-se ao fato de que as gimnospermas não possuem sementes no interior de frutos. A seguir vamos aprender mais sobre esse importante grupo vegetal, que inclui, por exemplo, os pinheiros e a araucária.
14-Flor é a estrutura reprodutora característica das plantas angiospérmicas. Sua função é produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propício; as sementes são o principal meio através do qual as espécies de espermatófitas se perpetuam e se propagam.
B-Em termos botânicos, o fruto ou fruito é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das angiospermas que contêm sementes.
15-Após a zona de distensão situa-se a zona pilífera da raiz, que se caracteriza por apresentar células epidérmicas dotadas de projeções citoplasmáticas finas e alongadas, os pêlos absorventes. É através desses pelos que a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que precisa.
B-Gemas. ... No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais).
C-Estômatos. Os estômatos garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio. ... Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal, principalmente das folhas. Essas estruturas especializadas garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio.
ESPERO TER AJUDADO! POR FAVOR MARCA COMO MELHOR RESPOSTA !
Explicação: