Respostas
1. A roda, é claro!
Em primeiro lugar, vale lembrar que nada, nenhum dos demais avanços tecnológicos, teria acontecido sem a roda. Ninguém sabe quem a inventou, nem quando. Entretanto, os sumérios já a usavam 6 mil anos antes de Cristo. Enfim, imagina-se que ela seja uma evolução do ato de rolar um tronco. A roda girou e, desse modo, possibilitou a moagem de grãos, as migrações e o transporte. Em resumo, tudo o mais é, portanto, consequência.
A roda marca o início dos avanços tecnológicos no mundo.
A roda é considerada um dos maiores avanços tecnológicos da humanidade.
2. A eletricidade, mãe da modernidade
Sem a eletricidade não haveria vida moderna: nada de rádio, de computador, Internet, tevê, iluminação, etc. Ela foi descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto, em 600 a.C., e a partir do século 17 começou a ser estudada a fundo. De acordo com a história, seus primeiros usos práticos surgiram no século 18. A lâmpada elétrica foi inventada em 1879 por Thomas Edison. Era do tipo incandescente, que agora substituímos por modelos mais modernos como as halógenas e LEDs.
3. O telégrafo, para mensagens a distância
Antes do telégrafo, a comunicação a distância só acontecia por carta. E as cartas demoravam semanas e meses para ser entregues. Samuel Morse inventou o telégrafo em 1844, e o mundo instantaneamente ficou menor, mudando para sempre a vida das pessoas. O telégrafo sem fio, do final do século 19, consolidou essa revolução nas comunicações. Ah, o telefone e o celular, portanto, são descendentes diretos do telégrafo.
4. O arado, para garantir comida
O arado abre o solo para o plantio de sementes, e em princípio só com ele foi possível plantar mais do que apenas para consumo próprio. Um dos grandes avanços tecnológicos, o arado foi inventado pelos sumérios em 4500 a.C. e, depois, usado pelos egípcios e por todas as demais civilizações. Hoje, os arados são mecanizados. Contudo, no início, eram empurrados por homens e depois puxados por cavalos.
Arado é um dos maiores avanços tecnológicos na agricultura.
Dentre os avanços tecnológicos, o arado possibilitou a produção de alimentos para muitos.
5. Os esgotos sanitários, pela saúde
Em síntese, eles podem ser considerados nojentos. Mas o que seria da humanidade sem os esgotos sanitários? Antes deles, as cidades eram imundas e poços de doenças. Os antigos gregos e romanos, aliás, já davam importância para o saneamento básico e construíram sistemas de esgotos.
Todavia, esse conhecimento se perdeu na Idade Média e a humanidade sobreviveu com muito custo a séculos de sujeira e doenças. Os esgotos sanitários só começaram a ser novamente implantados a partir do início do século 19. Esgotos aumentam o tempo de vida do homem e são um dos avanços tecnológicos com mais impacto sobre a vida de todos nós!