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Pois é. Esses mesmos críticos acusam impunemente, e como se fosse um crime, a Bossa Nova de ter sido influenciada pelo “jazz” americano. Esses mesmos provavelmente andam por ai bebendo o seu “scotch”, a sua coca-cola e, com certeza, usam calças “Lee”. A Bossa Nova não só foi influenciada pelo “jazz”, mas pela própria música popular dos Estados Unidos. E essa influência continua, cada vez mais acentuada, nos dias de hoje e na música de hoje. Mas a influência que a Bossa Nova sofreu, foi a da fase áurea da música americana, e não a influência do “rock”, que na época era uma sub-música. Os meus caros críticos esquecem que a MPB vem sofrendo toda a série de influências desde a sua “infância”.
A Influência Portuguesa, que seria inevitável, e a Influência Americana (graças a Deus) se fizeram sentir nos primeiros acordes dedilhados no Brasil. Mais tarde, vieram outros tipos de influência como a do Tango e a do Bolero.
Se a Bossa Nova sofreu influência da música americana, esta foi evoluída graças à influência europeia. O jazz nos Estados Unidos foi a fonte de inspiração de George Gershwin, quando este, depois de estudar na França ao lado de Ravel e outros compositores, voltou aos Estados Unidos, e junto com a orquestra de Paul Whiteman, iniciou a grande fase áurea da música americana.
Se a Bossa Nova sofreu influência nessa fase, indiretamente foi influenciada pela evolução harmônica dos grandes compositores franceses.
A MPB para ser pura, como querem os caros críticos puristas, teria de ser tocada até hoje com flautas de bambu, por músicos que usassem penas na cabeça, de antes da Primeira Missa.
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