• Matéria: Sociologia
  • Autor: Leeh3334
  • Perguntado 6 anos atrás

UEL-2007) “A proteção e a promoção dos direitos humanos continuaram a se situar entre as principais carências a ser enfrentadas pela sociedade civil. [...] A enumeração das principais áreas de intervenção das organizações da sociedade civil soa como demandas de séculos passados: a ausência do estado de direito e a inacessibilidade do sistema judiciário para as não-elites; o racismo estrutural e a discriminação racial e a impunidade dos agentes do Estado envolvidos em graves violações aos direitos humanos. Como vimos, a nova democracia continuou a ser afetada por um ‘autoritarismo socialmente implantado’, uma combinação de elementos presentes na cultura política do Brasil, valores e ideologia, em parte engendrados pela ditadura militar, expressos na vida cotidiana. Muitos desses elementos estão configurados em instituições cujas raízes datam da década de 30.” Fonte: PINHEIRO, P. S. Transição Política e Não-Estado de Direito na República. In: WILHEIM, J. e PINHEIRO, P. S. (org.). Brasil — um século de transformações.São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 296-297. Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a alternativa que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor: a) A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil. b) Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. c) Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito. d) Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres. e) A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.​

Respostas

respondido por: Tamaraferreira535
375

Resposta:

e) A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.​

Explicação:

respondido por: winederrn
18

A ideia desenvolvida pelo autor é vista na letra: E) A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.​

Isso quer dizer que a violência está presente em todas as regiões do nosso país. Em algumas cidades, ela é intensa (e com marca registrada); em outras, ela é amenizada ou controlada.

Muitas entidades da sociedade civil organizada acreditam que a violência pode ser diminuída com base na redução das desigualdades sociais.

Lamentavelmente, a desigualdade social e a falta de oportunidade de trabalho acabam mexendo com a cabeça de muitos jovens, que enxergam a violência (assaltos, roubos) como a única solução. Como consequência desse quadro de violência - que comumente ocorre nas médias e grandes cidades -, muitos destes jovens acabam agindo de forma truculenta e, como consequência disto, cometem assassinatos de pessoas trabalhadoras e honestas.

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/16691748

Até logo!

Anexos:
Perguntas similares