• Matéria: Física
  • Autor: lunnarocha2005luna
  • Perguntado 6 anos atrás

qual a diferença do envelhecimento senil e senescente?​

Respostas

respondido por: fernandeslorena423
26

Explicação:

A senescência abrange todas as alterações que ocorrem no organismo humano no decorrer o tempo e que não configuram doenças. São, portanto, as alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento. Entre os exemplos de senescência temos: o aparecimento de cabelos brancos ou a queda deles, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas, a redução da estatura e a perda de massa muscular etc. São fatores que não provocam o encurtamento da vida. A morte é um desfecho natural. A senilidade, por sua vez, é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento. Sob o olhar da geriatria, a senilidade é definida como as condições que acometem o indivíduo no decorrer da vida devido a mecanismos fisiopatológicos. São alterações decorrentes de doenças crônicas ( hipertensão, diabetes, insuficiência renal e cardíaca, doença pulmonar crônica e outras), de interferências ambientais e de medicamentos e que podem comprometer a funcionalidade e a qualidade de vida das pessoas, mas não são comuns a todas elas em uma mesma faixa etária. Essas alterações não são normais do envelhecimento.

respondido por: bryanavs
19

A resposta correta é que a Senescência é relativa a nossa forma natural de envelhecer, já a Senilidade é causada por alguns problemas mentais ou físicos.

Vamos aos dados/resoluções:  

É importante salientar que estamos discutindo sobre formas de envelhecimento, entretanto padrões diferentes sobre a saúde, logo:

- Senescência está ligada à nossa natural evolução na terra, sem resquícios de ser provocado por algum tipo de doença, então essa por si só acaba sendo a nossa forma "normal de envelhecer".

Alguns exemplos do mesmo é a nossa perca de cabelo, ou embranquecimento dos fios, falta de flexibilidade e afins.

- Já a Senilidade em si é ocasionados por diversas situações que já foram impactantes na vida daquele ser humano, ou seja, doenças que acabam diminuindo nossa expectativa de vida, seja de caráter físico ou mental.

Alguns exemplos são: A depressão, o câncer prematuro e etc.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/28948775

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Anexos:
Perguntas similares