• Matéria: Química
  • Autor: Sucodecaja
  • Perguntado 6 anos atrás

O núcleo atômico é formado por dois tipos de partículas: (a) ......................, (a) que têm carga elétrica de valor igual à do elétron, mas de sinal (b) ......................, e (b) (c) ......................, que tem massa igual à anterior, (c) mas são eletricamente (d) ....................... Entre essas partículas age a força (d) (e) ......................, (e) muito mais intensa do que as outras forças fundamentais que conhecemos, que são a força (f) ...................... e a força (f) (g) ....................... . A força nuclear age em pequenas distâncias, dentro do (g) núcleo, e não faz efeito em distâncias maiores. Exercício 2 Complete: Existem núcleos radioativos que emitem partículas espontaneamente. É o caso do urânio, que tem 92 (a) ...................... no (a) núcleo. Ao emitir uma partícula alfa, que possui dois (b) ...................... e (b) dois (c) ......................, (c) o urânio se transforma em outro elemento químico, que tem apenas (d) ...................... (d) prótons no núcleo e se chama tório. Exercício 3 Complete: As grandes energias devidas à força nuclear aparecem no processo de (a) ...................... nuclear. Ele ocorre quando um núcleo pesado, como o do (a) urânio, se divide em vários núcleos mais leves, e no processo de (b) ...................... nuclear que ocorre no interior de estrelas, como o Sol, (b) quando vários núcleos leves se unem para formar núcleos mais pesados.

Respostas

respondido por: Thoth
9

Resposta:

O núcleo atômico é formado por dois tipos de partículas: (a) PRÓTONS (a) que têm carga elétrica de valor igual à do elétron, mas de sinal (b) CONTRÁRIO, e (b) (c) NÊUTRONS, que tem massa igual à anterior, (c) mas são eletricamente (d) NEUTROS Entre essas partículas age a força (d) (e) ATRAÇÃO NUCLEAR, (e) muito mais intensa do que as outras forças fundamentais que conhecemos, que são a força (f) GRAVITACIONAL e a força (f) (g) ELETROMAGNÉTICA . A força nuclear age em pequenas distâncias, dentro do (g) núcleo, e não faz efeito em distâncias maiores.

Exercício 2 Complete:

Existem núcleos radioativos que emitem partículas espontaneamente. É o caso do urânio, que tem 92 (a) PRÓTONS. no (a) núcleo. Ao emitir uma partícula alfa, que possui dois (b) PRÓTONS e (b) dois (c) NÊUTRONS, (c) o urânio se transforma em outro elemento químico, que tem apenas (d) 90 (d) prótons no núcleo e se chama tório.

Exercício 3 Complete:

As grandes energias devidas à força nuclear aparecem no processo de (a) FISSÃO nuclear. Ele ocorre quando um núcleo pesado, como o do (a) urânio, se divide em vários núcleos mais leves, e no processo de (b) FUSÃO nuclear que ocorre no interior de estrelas, como o Sol, (b) quando vários núcleos leves se unem para formar núcleos mais pesados.

Perguntas similares