Respostas
Resposta:
Estudo PráticoAbrir menu...
Brasil, História
Ciclo do café
Por André Luiz Melo em 10/02/2015
O contrabando de grãos de café da Guiana Francesa, durante o século XVIII, marcou a chegada do café no Brasil. A implantação cafeicultura no território tupiniquim se deu por meio da influência do militar luso-brasileiro Francisco de Melo Palheta.
Aproximadamente 100 anos foi o tempo em que o café e seus derivados figuraram como os principais produtos brasileiros de exportação. Tal período foi decisivo para impulsionar a economia do País e promover o crescimento e a urbanização das cidades.
Ciclo do café
Foto: Reprodução
Auge da economia cafeeira
O ciclo do café exerceu suprema influência no mercado financeiro do Brasil no período de 1800 até 1930. O cultivo e a exportação desse produto representou um marco, um divisor de águas na economia brasileira. Tudo a partir do século XX.
Foi nesse período que a região do Vale do Paraíba, localizada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, concentrou a produção do café e passou a exercer função importante e decisiva na economia do País, isso porque à época o grão estava em alta na cotação europeia.
Resposta:
Todo o ciclo do café, assim como as plantações e a maneira como a cafeicultura exerceram a importante atividade na economia nacional, transformaram a região Sudeste na principal produtora de café e fez com que a região atingisse a categoria de principal centro econômico e político do Brasil.